Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ABORDAGEM À FORMAÇÃO VOLTADA A ESTUDANTES DE ENFERMAGEM COM DEFICIÊNCIAS: REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
Ana Beatriz da Silva Gonçalves
Autores:
- Nínive de Oliveira Passos
- Maria Beatriz Pereira de Souza
- Nayra Pereira da Silva
- Victor Manoel Oliveira dos Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O termo “pessoa com deficiência” (PcD) destina-se ao sujeito que lida com um impedimento – intelectual, mental, sensorial ou físico – o qual pode vir a dificultar a realização das atividades diárias. A presença de estudantes com deficiência na universidade faz com que esse ambiente tenha que passar por adaptações estruturais e metodológicas. Assim, o ensino superior deve firmar um âmbito inclusivo para todos que dele fazem parte. OBJETIVO: Sintetizar evidências científicas sobre os desafios envolvidos na educação em enfermagem para estudantes com deficiência. METODOLOGIA: Revisão integrativa, desenvolvida no mês de julho de 2023. A busca pelos estudos ocorreu nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via PubMed, SciELO via Web of Science (WOS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Education Resources Information Center (ERIC). Foram utilizados descritores determinados conforme cada base, por meio da estratégia PICo. Para a MEDLINE (via PubMed) foi utilizada a combinação “‘Students, Nursing’ AND ‘Education, Nursing’ AND ‘Disabled Persons’” encontrados no Mesh. Para a Scielo (via WOS) e para a LILACS, foi utilizada a combinação “‘Estudantes de Enfermagem’, AND ‘Educação em Enfermagem’ AND ‘Pessoas com Deficiência” encontrados no DeCS. Para a ERIC foi utilizada a combinação “‘Nursing Students’ AND ‘Nursing Education’ AND ‘Disabilities’” encontrados no ERIC Thesaurus. Utilizou-se a plataforma Rayyan para gerenciamento das publicações levantadas nas buscas, exclusão de duplicatas e leitura dos títulos e resumos. RESULTADOS: A busca resultou em um total de 368 publicações. Após remoção das duplicatas, 328 prosseguiram à leitura de títulos e resumos, e 45 artigos foram elegidos para leitura na íntegra. Apenas 41 estudos compuseram a amostra final. Observou-se que atitudes negativas e preconceituosas, a falha na comunicação para atender às necessidades e a falta de serviços e acomodações especiais são obstáculos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante dos impasses envolvidos na formação adaptada às necessidades específicas de estudantes de enfermagem com deficiência, e frente à vulnerabilidade dessa população, faz-se relevante e necessária a implementação de estratégias para promoção de práticas integrativas e inclusivas direcionadas para esse grupo, além da sensibilização da comunidade acadêmica quanto à questão, e, também, o desenvolvimento de políticas que apoiem esses estudantes.