Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Lívia Hilário de Sousa Nunes
Autores:
- Cláudio César Guimarães Martins
- Matheus Pinheiro Almeida
- Guilherme de Assis Vieira
- Millany Gomes Alexandre
- André Ribeiro de Castro Júnior
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A adolescência compreende uma fase de mudanças físicas, emocionais e comportamentais, devendo ser vista de forma ampliada a fim de compreender suas particularidades, sobretudo no que diz respeito à saúde no contexto da família e da escola. De acordo com o relatório “A Situação Mundial da Infância 2021”, estima-se que uma em cada sete pessoas de 10 a 19 anos viva com algum distúrbio mental. Assim, atividades de educação em saúde voltadas para os adolescentes se tornam importantes para identificação de doenças mentais. OBJETIVO: Descrever a experiência de uma estratégia educativa para promoção da saúde mental de adolescentes no ambiente escolar. METODOLOGIA: Relato de experiência de acadêmicos de Enfermagem sobre a realização de uma estratégia para promoção da saúde mental de adolescentes em uma escola municipal de Tempo Integral, situada em Fortaleza - CE, realizada no dia 17 de maio de 2023, com duração de uma hora e conduzida por sete acadêmicos de Enfermagem. No total, 13 alunos do sétimo ano participaram da atividade. RESULTADOS: A estratégia iniciou com um momento de integração e relaxamento e, em seguida, houve a dinâmica da “batata quente”. Nessa atividade os adolescentes sentaram-se em um círculo e passaram para quem estava do lado uma caixa com perguntas relacionadas à saúde mental que eram lidas e classificadas como verdadeiras ou falsas através de plaquinhas. Diante das respostas houve a discussão do tema com os adolescentes e acadêmicos de Enfermagem. Muitos adolescentes aproveitaram a estratégia educativa para desabafar e esclarecer suas dúvidas acerca das seguintes temáticas: abandono parental, abuso de drogas, ansiedade, suicídio, luto e inseguranças. Os acadêmicos de enfermagem praticaram a escuta ativa com as angústias e aflições que surgiram e aconselharam os adolescentes a buscar serviços especializados que tratam de saúde mental. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A estratégia educativa foi importante para proporcionar aos adolescentes um espaço seguro de escuta, aconselhamento e direcionamento para busca de acompanhamento profissional, a fim de torná-los adultos mais saudáveis. A escola, como segunda instituição social, deve também ser vista como um local de intervenção em saúde, uma vez que esse público juvenil necessita de mais atenção e cuidado. Ademais, esse foi um momento enriquecedor para os acadêmicos de Enfermagem que colocaram em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no curso de graduação em Enfermagem.