LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
REFLEXOS DA APLICAÇÃO DA TEORIA COMPORTAMENTALISTA COMO FERRAMENTA DE ENSINO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Tamires Paula Gomes Medeiros
Autores:
  • Nahenand Rocha Alves Firme
  • Luiza Maria de Oliveira
  • Thaynara Souza dos Santos
  • Rafaella Queiroga Souto
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O estudo das teorias de aprendizagem é fundamental para que o docente possa se definir, e estruturar sua prática docente de uma forma mais adequada e que condiz com seu campo, tempo, local e necessidade de atuação. Diante dessas implicações e importância principalmente aos discentes de mestrado, surgiu a necessidade de aprofundar os conhecimentos na temática com uma metodologia diferente. Objetivou-se apresentar aos discentes do primeiro ano de mestrado, a aplicação do método comportamentalista com apresentação de suas devidas características, evidenciando seus aspectos mais importantes. Trata-se de um estudo que buscou relatar a experiência de discentes que aplicaram o método por meio de uma dinâmica intitulada “envelope surpresa”, a proposta da dinâmica foi idealizada e organizada por duas discentes líderes da aula. A proposta se deu por meio de envelopes sortidos e numerados de acordo com o quantitativo de alunos em sala, com informações secretas dentro de cada um. As informações eram por meio de tópicos com assuntos da temática, palavras-chaves e indagações que estimulam os participantes a serem ativos no processo e compartilhar os conhecimentos. A dinâmica era discutir de acordo com o encontrado no envelope e assim, só seguia adiante após ter sido totalmente alinhado e alcançado o objetivo de acordo com os conhecimentos adequados acerca do que continha dentro desse envelope. Visto que o método comportamentalista tem o enfoque no processo estímulo-resposta, na linha da psicologia Behaviorista, onde traz consigo o contexto de promover o maior número de vezes possível a associação de uma resposta desejada pelo docente, com base a um estímulo para que o aprendiz adquira conhecimentos, que vem a sua mente acerca da temática, visto que foi compartilhado previamente materiais para auxiliá-los na construção do conhecimento. A proposta obteve êxito de acordo com as intenções e objetivos que as discentes propuseram, favoreceu uma aula interativa, que seguiu os passos da teoria comportamentalista e um aproveitamento positivo do conteúdo, visto a interação de todos e uma troca de indagações, questionamentos, aplicações e maneiras de tratar essas teorias em nosso dia a dia e vivência como futuros docentes.