Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
PRÁTICA DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Fernanda Luísa Feitosa de Morais
Autores:
- Ana Caroliny de Azevedo Oliveira
- Raquel Mirtes Pereira da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Reanimação Cardiopulmonar (RCP) é um procedimento de emergência crucial que visa restabelecer a circulação sanguínea e a respiração em indivíduos que sofreram parada cardiorrespiratória. Essa intervenção vital envolve compressões torácicas rítmicas e ventilações para manter a oxigenação dos órgãos e tecidos. A RCP desempenha um papel fundamental no aumento das chances de sobrevivência em situações de emergência, representando um elo vital na cadeia de sobrevivência. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por monitoras da disciplina de Atendimento Pré - Hospitalar (APH) em um momento de prática de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). METODOLOGIA: A vivência se deu por meio da realização de uma aula prática sobre RCP no âmbito da disciplina de APH do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Caicó. RESULTADOS: Na ocasião, o Enfermeiro convidado para conduzir a aula como proposta da disciplina, no dia 20/07/2023, realizou, inicialmente, um um resgate teórico com os alunos acerca da temática. Após isso, foram formadas duplas para a realização da prática de forma que um dos alunos ficou nas compressões torácicas e o outro aluno, na ventilação manual por meio de um ambu e, assim, revezavam as funções a cada dois ciclos completos. Posteriormente, foi introduzido o Desfibrilador Automático Externo (DEA) juntamente a manobra de RCP que já estava sendo executada. Com isso, a turma, dividida desta vez em trios, pode praticar mais uma vez, a assistência completa de RCP. Além disso, foi demonstrada pelo professor e realizada, ainda, pelos alunos, a Manobra de Heimlich, popularmente conhecida como Manobra do Desengasgo. CONCLUSÃO: A experiência possibilitou às monitoras a oportunidade de observar se, realmente, os conhecimentos repassados em sala e reforçados em monitoria foram efetivos para o aprendizado e desempenho dos alunos no momento de prática. Além disso, pode-se, também, perceber o valor da licenciatura para a formação das monitorias enquanto futuras enfermeiras docentes, já que houve um significativo aproveitamento da turma em relação aos conhecimentos passados em monitoria.