Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
REPERCUSSÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA PANDEMIA
Relatoria:
KLEIZE ARAÚJO DE OLIVEIRA SOUZA
Autores:
- Livia Alves Pereira
- ANE VICTÓRIA CARDOSO ESTRELA
- SILVÂNIA SALES DE OLIVEIRA
- Juliana de Oliveira Freitas Miranda
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A pandemia de COVID-19 impactou a vida da classe infanto-juvenil por efeitos indiretos, decorrentes do isolamento social e crise no sistema de saúde, abrangendo o seu desenvolvimento e os aspectos cognitivos, corporais e mentais. As medidas de distanciamento social, sugeridas pela OMS e adotadas na maioria dos países, causaram o fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais da rede pública e privada em nível básico e superior Objetivo: Compreender os impactos causados pelo isolamento social, no desempenho cognitivo e educacional de adolescentes durante a pandemia de Covid-19. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, que utilizou um banco de dados já coletados em 2021 pelo Núcleo de Pesquisa (NIEVS) vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana. A coleta foi realizada em quatro escolas do município de Feira de Santana- Bahia, com adolescentes de 12 a 17 anos de idade. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise do Conteúdo proposta por Bardin (2011). Foi respeitada a Resolução nº 466/2012. Resultados: A implementação do ensino remoto de maneira abrupta decorrente do isolamento social como medida de controle da infecção pelo Covid-19, foi considerada um dos principais motivos para o surgimento de dificuldades no processo de aprendizagem. Os alunos relataram que a falta de interação com colegas e professores, a diversidade de distrações no ambiente domiciliar, assim como a falta de autonomia influenciaram negativamente no desempenho educacional, evidenciando que a aprendizagem como um processo em que as competências, habilidades e conhecimentos são adquiridos a partir de vivências, experiências e interações, podendo sofrer interferências de fatores externos e internos. Como o caso do confinamento social, que impacta principalmente nos adolescentes que estão em fase de formação da identidade social. Conclusão: Foi cognoscível que a pandemia impactou no desempenho educacional e cognitivo de adolescentes de maneira substancial. Ademais, em como o confinamento social impactou no processo de aprendizagem e de socialização desses indivíduos, que estão diretamente correlacionados, gerando um círculo vicioso entre o isolamento e a dificuldade de aprendizagem. Ressalta-se a importância que teriam as famílias e a equipe escolar em apoiar e subsidiar os alunos na resolução de conflitos que afetaram o desenvolvimento cognitivo e educacional durante a pandemia, assim como no período pós-pandêmico.