Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
FORTALECIMENTO DOS PROCESSOS DE TRABALHO IMPLANTADOS PELO PLANIFICASUS EM UMA REGIÃO DE SAÚDE DO MARANHÃO
Relatoria:
THAMYRIS MENDES GOMES MACHADO
Autores:
- LUIS SAULO SOUSA SANTOS
- PAULO HENRIQUE QUEIROZ DE OLIVEIRA
- ROMULO LUIZ NEVES BOGEA
- CRISTINA MARIA PAIXÃO MATTOS
- Adriana Ferreira Mota
- Maria Helena de Freitas
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A estratégia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), por meio do projeto PlanificaSUS, configura-se como um potente dispositivo de reorganização dos processos de trabalho nas Redes de Atenção à Saúde . Essa abordagem estratégica envolve o planejamento, a organização e a implementação de ações voltadas para a reorganização e melhoria dos macros e microprocessos da APS. OBJETIVO: Este trabalho possui por objetivo descrever as estratégias de fortalecimento dos processos de trabalhos implantados pela PAS em 15 municípios de uma região de saúde do estado do Maranhão. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado no contexto de finalização do triênio (2020-2023) de execução do projeto PlanificaSUS pelo Instituto Israelita Albert Einstein, no qual Secretaria de Estado da Saúde (SES) desempenha um papel fundamental como protagonista no fortalecimento da PAS. RESULTADOS: Inicialmente, foi realizado o giro na região de saúde para conhecer todas as unidades laboratório e aplicar uma ferramenta de avaliação dos macro e micro processos da APS, finalizada a avaliação, deu-se início aos seminários regionalizados de planejamento, onde os municípios foram agrupados em três pólos para construção participativa do plano regionalizado de trabalho. O planejamento operacional reúne um conjunto de ações educacionais, baseadas no princípio da andragogia e nas metodologias ativas voltadas ao desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes necessárias à organização e à qualificação dos processos, onde as propostas pedagógicas envolveram práticas de problematização que proporcionaram a ação reflexiva dos participantes. As formações foram divididos em três eixos: território e gestão com base populacional, gestão do cuidado e comunicação/integração entre APS e AAE, cada eixo é constituído por oficinas operacionais, no interstício entre uma oficina e outra as equipes municipais desenvolverão ações/produtos de dispersão e a equipe de tutoria estadual se insere no serviço, quando necessário, para apoiar as equipes municipais no desenvolvimento de tais ações. CONCLUSÃO: Apesar da proposta ainda está em execução, percebe-se a importância da atuação da SES juntos aos municípios enquanto apoiadora e fortalecedora dos processos de trabalho na perspectiva do diálogo com a prática em serviço para o desenvolvimento de competências das equipes para o planejamento e a organização da atenção à saúde.