Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Aplicação do Team Based Learning (TBL) em acadêmicos do curso de Enfermagem: um relato de experiência
Relatoria:
LIDIANI FIGUEIREDO SANTANA
Autores:
- Flávio Tondati Ferreira
- Mirella Ferreira Da Cunha Santos
- Jair Rosa dos Santos
- Fátima Alice de Aguiar Quadros
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os semestres iniciais dos cursos de graduação em Enfermagem são compostos por uma elevada carga horária e densidade de conteúdo; e para que o aprendizado aconteça de forma crítica-reflexiva e significativa faz-se necessário adotar estratégias pedagógicas para facilitar e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Relatar a experiência da aplicação de método ativo (TBL) em acadêmicos do primeiro ano do curso de Enfermagem. Metodologia: Foi escolhido Team Based Learning (TBL) como método de ensino-aprendizagem. Sendo organizado em período pré-aula (4 horas) para leitura do material; período de aula, avaliação de 5 questões contendo 4 afirmações (0,5 pontos cada, total 10 pontos), esse momento foi dividido em duas fases: 1ª fase: teste individual e 2ª fase: foram separados e realizaram do teste em grupo. Ao término, os resultados das questões foram discutidos com auxílio do docente, utilizando o software educativo Kahoot. A fase final da atividade cada grupo elaborou um mapa conceitual, e foi realizada a avaliação formativa (dinâmica dos “3Q’s”), a avaliação processual (Da Cunha Santos et al., 2018 - adaptada) e avaliação cognitiva. Descrição do relato e Discussão: Inicialmente houve resistência na participação da atividade, no entanto, ao término da aplicação do TBL, observou-se que a atividade foi muito produtiva, pois gerou discussões e disputa entre as equipes, buscando justificar suas escolhas e defender a pontuação. Na dinâmica dos 3Q’s, foi relatado o desejo de introdução de métodos ativos durantes as aulas, por ser mais dinâmico, proporcionar retorno imediato e melhorar a interação entre alunos/alunos e alunos/professores. Na avaliação processual observou-se que houve resistência na fala, e ao final da atividade os alunos estavam se sentindo mais à vontade, discutindo e se opondo ou concordando com as falas dos colegas. Já na avaliação cognitiva, houve 85% de aproveitamento, demonstrando que a utilização do método TBL proporcionou melhor fixação do conteúdo e favoreceu positivamente para segurança e domínio, refletindo em maiores níveis de acertos. Considerações Finais: Como docente, foi observado que a utilização de método ativo favorece na fixação e compreensão dos conteúdos, entretanto, faz necessário planejar previamente o método e ferramenta utilizada tanto para intervenção como para avaliação para garantir que sejam contemplados os objetivos de aprendizagem esperados no momento da aplicação.