LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
MESTRADO EM ENFERMAGEM E A PRÁTICA DOCENTE: RELATO DA EXPERIÊNCIA
Relatoria:
SERGIO VITAL DA SILVA JUNIOR
Autores:
  • Maria Helena do Nascimento Faustino
  • Katia Jaqueline da Silva Cordeiro
  • Ivanilda Lacerda Pedrosa
  • Ana Cristina de Oliveira e Silva
  • Maria Eliane Moreira Freire
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Com a globalização e os avanços científicos decorrentes nos últimos anos espera-se profissionais com formação científica e capacidade de tomada de decisões de forma crítica e reflexiva. Objetivo: relatar a experiência da prática pedagógica da disciplina Estágio de Docência do curso de Mestrado em Enfermagem. Metodologia: a estrutura do estudo foi agrupada em três eixos discursivos, seguindo as recomendações do protocolo COREQ para pesquisa qualitativa. O arcabouço teórico-metodológico que orientou a as atividades pedagógicas, tanto as didáticas quanto as práticas, fundamentou-se na Metodologia Ativa da Aprendizagem ancorada no método do Arco de Charles Maguerez. A descrição está estruturada em contextualizar a experiência, mostrar relatos do estagiário participante da prática pedagógica e expor o uso da metodologia ativa durante o desenvolvimento do estágio. Este relato têm dispensa de avaliação por um Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: O presente estudo é um relato das atividades desenvolvidas durante o estágio de docência do curso de Mestrado em Enfermagem entre os meses de agosto e novembro de 2019, na disciplina de “Enfermagem na Atenção à Saúde do Adulto e Idoso II”, ofertada no sexto período do curso de graduação em Enfermagem pela mesma Universidade. O estágio contemplou atividades teóricas por meio de aulas expositivas e dialogadas e atividades práticas desenvolvidas no Hospital Universitário. O estudante do mestrado, ao ser inserido na imersão da prática pedagógica pelo estágio de docência, pode ser impelido a desenvolver habilidades que perpassem a formalidade docente, mas possibilitem o crescimento pessoal e crítico dos estudantes de graduação que constroem o conhecimento juntos no âmbito acadêmico, possibilitando uma formação significativa e libertadora. Considerações finais: O uso de metodologias ativas é pujante para despertar uma consciência mais crítica-reflexiva e facilita a transposição do conhecimento para aplicação prática, assim oportunidades para sua implementação apresenta-se como potencial inovador para a formação docente no ensino superior.