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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS RESIDENTES SOBRE CONVULSÃO À EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
Relatoria:
Maria Necivania Sousa da Silva
Autores:
  • Maria Beatriz Nunes de Carvalho
  • Mariana Fernandes de Almeida Silva
  • Pedro Luiz Pereira Sales
  • Eduarda Taynara Gonçalves Pereira
  • Elizete Rios de Vasconcelos
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Residência Multiprofissional (RM) emerge visando integrar e articular os conhecimentos de diversas categorias profissionais da saúde, apoiando-se no ensino em serviço, promovendo não somente o crescimento profissional como a busca da integralidade nos serviços de saúde. Dentre as atividades teórico-práticas destaca-se a condução de sessões clínicas mediadas pelos diferentes núcleos profissionais, propiciando entender com mais clareza situações vivenciadas no dia a dia de cada profissional e expandir a compreensão dos assuntos para além da sua área profissional. OBJETIVO: Relatar a experiência de Enfermeiros Residentes (ER) na condução de uma sessão clínica sobre convulsão à equipe multiprofissional. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivido por quatro ER vinculados à RM de Urgência e Emergência, desenvolvida na cidade de Fortaleza - Ceará durante a condução de uma sessão clínica sobre a temática de convulsão. Utilizou-se de dinâmica de quebra-gelo, aula expositiva e teste com perguntas de fixação. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi solicitado aos ER a mediação de uma sessão clínica que abordasse a temática de convulsão, tratando o assunto de forma acessível e compreensível as sete categorias profissionais. Assim, foi realizada uma atividade de quebra-gelo, com intuito de mensurar o conhecimento prévio dos participantes no tocante de como agir diante de uma crise convulsiva. Em seguida, os ER mediaram uma aula expositiva trazendo os principais pontos relacionados à convulsão, como os profissionais podem agir diante de uma crise dentro do seu campo de atuação, além de reforçar o papel da enfermagem no cuidado ao paciente com convulsão. As demais categorias demonstraram entusiasmo quanto à temática, com uma rica troca de vivências. Por fim, realizou-se um teste com a utilização de um aplicativo, trazendo perguntas relacionadas aos tópicos expostos na aula. Com essa atividade final pode-se perceber que o conteúdo abordado foi bem compreendido por todos os participantes. CONCLUSÃO: A RM proporciona vivenciar momentos de troca de conhecimento entre as diversas categorias envolvidas. Os ER valorizaram esta oportunidade de compartilhar saberes sobre o papel e atuação da enfermagem na convulsão, bem como discutir o cuidado interprofissional ao paciente com crise convulsiva. Os demais membros da equipe se mostraram satisfeitos com o conhecimento obtido e de como isso irá auxiliar na sua prática profissional.