LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
Monitoria de Semiologia e Semiotécnica aplicada a enfermagem: um relato de experiência
Relatoria:
Marcos Ryan Loiola Lima
Autores:
  • Pedro Lucas Ferreira Mota
  • Lucas Dias Soares Machado
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A disciplina de Semiologia e Semiotécnica aplicada a enfermagem é base para a formação do profissional enfermeiro, ao passo que tem o interesse de desenvolver o caráter crítico e investigativo sobre as respostas humanas às demandas de saúde. Para tanto, a monitoria auxilia o bom desenvolvimento da disciplina, além de estimular o desenvolvimento de ferramentas para a docência e para a educação na saúde. Objetivo: Descrever as experiências de um monitor da disciplina de Semiologia e Semiotécnica aplicada a enfermagem. Método: Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência, produto das vivências de um monitor da disciplina de Semiologia e Semiotécnica aplicada a enfermagem, experimentada durante o ano de 2022, em um curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública no estado do Ceará. A disciplina é obrigatória ao quarto semestre do curso, com uma carga horária de 216 horas-aula e é ministrada por três professoras com auxílio de 11 monitores. Dessa forma, a monitoria tem caráter complementar aos assuntos trabalhados em aula, com enfoque na revisão dos aspectos práticos da disciplina. Para tanto, durante o semestre cada monitor fica responsável por um grupo de três à quatro alunos, para assim, organizar as monitorias de acordo com os horários oportunos, previamente agendados e com foco nas necessidades individuais de cada célula. Ressalta-se que, por se tratar de um relato de experiência, o projeto não foi submetido a Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados e Discussão: A monitoria é uma oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos da disciplina em questão e de promover a construção de habilidades essenciais à formação de um bom profissional, como liderança, comunicação, organização e enfrentamento de problemas. Além disso, o monitor aparece como um facilitador da comunicação, já que tem uma aproximação maior com a realidade dos estudantes e, assim, estimula a expressão de necessidades e anseios a respeito dos conteúdos. Cabe ressaltar que a separação de pequenos grupos para cada monitor foi favorável à construção de vínculos, sendo esse um fator importante para o bom andamento das monitorias. Conclusão: Indubitavelmente, a monitoria acadêmica na disciplina de Semiologia e Semiotécnica aplicada a enfermagem, mostrou se como uma experiência enriquecedora para o monitor, bem como materializa-se como uma ferramenta relevante ao processo formativo dos monitorandos.