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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Dhenifer Rodrigues Lima
Autores:
  • Cristina Limeira Leite
  • Marcos Roniele de Sousa Macedo
  • Dayane dos Santos Vaz
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O uso das metodologias ativas tem possibilitado aos estudantes uma aprendizagem mais significativa, o que permite não somente a formação profissional do aluno, mas o seu crescimento pessoal, sendo mais eficaz por aumentar a compreensão dos mesmos sobre novos conceitos 1. Objetivo: Descrever a experiência de estudantes de enfermagem sobre a utilização de metodologias ativas no processo de aprendizagem em sua formação. Método: Relato de experiência sobre o impacto da utilização de metodologias ativas em aulas do curso de Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, Maranhão. No decorrer do curso os docentes lançam mão de métodos como a "Sala de Aula Invertida", o desenvolvimento de projetos, estudos de caso e gamificação que são estratégias que fogem do modelo tradicional de ensino. Resultado: As metodologias ativas estimulam a autonomia quando colocam o aluno no centro do processo pedagógico e, assim, o co-responsabilizam por sua aprendizagem. Tanto no PBL (Problem Basid Learning), quanto na metodologia de problematização, o aluno é motivado a construir seu conhecimento, cabendo aos professores instigar e facilitar o caminho. Para que a promoção da autonomia seja efetiva, é necessário que o aluno esteja comprometido e vivencie a relação horizontal com seu professor e tenha flexibilidade na execução das tarefas propostas 2. O comprometimento pessoal pode ser trabalhado por meio da motivação, ao possibilitar-lhe uma aprendizagem significativa, que é considerada a base das metodologias ativas. Assim, se faz necessário a relação horizontal entre professor e aluno, pois incentivar, elogiar, apontar erros e mostrar-se disposto a atendê-lo facilita o interesse pela disciplina 3. Essa proximidade só é possível para trabalhar em pequenos grupos, pois possibilita ao professor identificar as lacunas educacionais de cada aluno e, assim, promover o aprendizado de acordo com as necessidades individuais 4. Considerações finais: Conclui-se que a utilização de metodologias ativas têm um impacto positivo no processo de aprendizagem na enfermagem, visto que, por meio delas os alunos desenvolvem o pensamento e reflexão crítica e analítica colocando-os como protagonistas do seu próprio aprendizado. Concomitante a isso, percebe-se um melhor desempenho na forma de resolução de problemas, pois o conhecimento adquirido é fixado de forma eficaz.