LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ANÁLISE DO CONCEITO ENADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DA PARAÍBA
Relatoria:
Ariadne Pereira Pedroza
Autores:
  • Kennia Sibelly Marques de Abrantes
  • Geofabio Sucupira Casimiro
  • Maria Berenice Gomes Nascimento
  • Arieli Rodrigues Nóbrega Videres
  • Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A preocupação crescente com a qualidade do ensino superior tem sido uma constante observada em todos os países do mundo. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), formado pelo ‘tripé’, ENADE, processo de Avaliação de Cursos de Graduação e a Avaliação Institucional, permitem conhecer em profundidade o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos de IES de todo o Brasil. Partindo desse pressuposto, infere-se que para área da Enfermagem os resultados dos conceitos dos cursos podem contribuir para avaliar a qualidade e o perfil do futuro enfermeiro. Objetivo: O estudo objetiva analisar o conceito dos cursos de Graduação em Enfermagem de instituições públicas do Estado da Paraíba, por meio dos três últimos ciclos avaliativos (2013, 2016 e 2019). Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, de base documental, realizado a partir da captação, sistematização de análise de dados estatísticos dos bancos de dados fornecidos pelo INEP, dos anos 2013, 2016 e 2019, últimos ciclos avaliativos dos cursos de Graduação em Enfermagem das IES públicas do Estado da Paraíba, a saber: UFPB, UEPB e UFCG, totalizando cinco cursos. Resultados: Pôde-se observar que as médias gerais dos cinco cursos de Graduação em Enfermagem distribuídos pelas três universidades públicas da Paraíba estiveram acima da nota da Região e do país, bem como, aumento e constância das notas de conceito em todos os ciclos avaliativos. Considerações finais: Portanto, mesmo com as fragilidades existentes, o exame sugere a pensar na necessidade de se discutir e refletir sobre o verdadeiro papel que se espera de nosso sistema de avaliação e a necessidade de avançar em um modelo emancipatório na busca da sua contribuição para o alcance de uma educação superior com qualidade acadêmica, política e social. Sendo a Enfermagem um curso em expansão no país, considera-se a avaliação como atividade essencial no processo de formação profissional.