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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PRÁTICA HOSPITALAR COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA AVALIAÇÃO DE FERIDAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Nádija Varela Fernandes Nobre
Autores:
  • Paula Vitória Costa Gontijo
  • Vinícius Teixeira da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A prática assistencial no ambiente hospitalar contribui para construção de habilidades técnicas do graduando e proporciona a sistematização do cuidado ao paciente por meio de uma abordagem holística e centrada no mesmo. A autonomia do enfermeiro no tratamento de feridas implica no conhecimento acerca do processo saúde-doença visando promover rápida regeneração da pele. Dessa forma, a junção do conhecimento das biociências às práticas hospitalares proporcionam ao discente maior aptidão para tomada de decisão enquanto futuros profissionais. Objetivo: Relatar a experiência de graduandos de enfermagem quanto a assistência a pacientes com feridas no ambiente hospitalar Metodologia: Consiste em um relato de experiência, com abordagem qualitativa e de caráter descritivo. A atuação dos discentes se desenvolveu no Hospital Municipal de Imperatriz - MA (HMI), sob orientação da preceptora da disciplina de semiotécnica do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A partir do ensino teórico acerca do comprometimento da integridade tissular, os cuidados de enfermagem prestados aos pacientes ocorreram através da avaliação e classificação da lesão para conduzir a tomada de decisão quanto ao tratamento com as coberturas disponíveis na unidade de saúde. Resultados: A exposição direta a pacientes reais com feridas, proporcionou oportunidade única aos alunos aplicarem seus conhecimentos teóricos em situações cotidianas em cenário hospitalar. Além disso, os acadêmicos puderam desenvolver habilidades práticas, como a execução de técnicas de curativos, avaliação da gravidade das feridas e a escolha adequada de intervenções terapêuticas aos pacientes, sempre sob a supervisão de preceptoria, garantindo que as ações dos discentes não causassem danos aos envolvidos. Considerações finais: O estudo demonstrou como a integração entre teoria e prática, realizadas na instituição de ensino, aliada ao ambiente hospitalar pode enriquecer o aprendizado e preparar os estudantes de forma mais completa para os desafios do campo. A imersão nesse contexto permitiu que os discentes desenvolvessem habilidades de observação, raciocínio clínico e tomada de decisões, aspectos cruciais para o exercício profissional.