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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
UTILIZAÇÃO DE PEÇAS ANATÔMICAS NO APRENDIZADO PRÁTICO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Pedro Arthur da Silva Oliveira
Autores:
  • Paula Vitória Costa Gontijo
  • Ariadne Siqueira de Araujo Gordon
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: No contexto acadêmico, a utilização de peças anatômicas para fins didáticos surge como uma ferramenta de aprimorar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Dessa forma, os modelos anatômicos trazem uma visão ampla e realista do que pode ser encontrado na prática hospitalar e futuro exercício da profissão de enfermagem, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio clínico dos discentes envolvidos em tais atividades. Em vista disso, a realização deste estudo se dá pela experiência e soma de conhecimentos obtidos no decorrer das atividades práticas com peças anatômicas, onde os discentes obtiveram maior entendimento clínico pelo contato proximal e realista atrelado às peças, agregando no processo de aprendizado na graduação. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão durante as atividades práticas com uso de peças anatômicas. MÉTODO: Trata-se de estudo qualitativo do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir da vivência de discentes de graduação em Enfermagem durante as práticas da disciplina de Anatomia Humana da Universidade Federal do Maranhão. No decorrer das atividades práticas, os discentes foram orientados sobre a identificação de cada componente humano, bem como as suas funções e características. A partir do estudo das peças e anotações, grupos de debates eram formados a fim de solucionar casos clínicos, tendo em vista a melhora do raciocínio clínico. RESULTADOS: Durante as atividades práticas, com o auxílio do docente, foi possível obter maior entendimento sobre o conteúdo teórico repassado anteriormente, trazendo segurança para os discentes durante as atividades avaliativas. Com isso, o aluno tinha maior aprendizado da anatomia humana já que tinha liberdade de manuseio para entender sobre determinado órgão, evidenciando sua importância para o aumento do aproveitamento dos discentes no componente curricular. Por fim, nota-se que a utilização das peças anatômicas garante ao discente um ensino mais aprofundado e maior compreensão do funcionamento do organismo, dado a familiaridade com a anatomia humana. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A utilização de peças anatômicas em atividades práticas é importante no âmbito acadêmico, pois contribui para o maior rendimento dos discentes no decorrer do curso de graduação em Enfermagem, os preparando para situações que poderão ser encontradas no exercício da profissão.