Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
TESTE DE PROGRESSO NA ENFERMAGEM: UMA VIVÊNCIA NA INSTITUIÇÃO PÚBLICA
Relatoria:
Sílvia F. Rocha Tonhom
Autores:
- Luzmarina Doreto Braccialli
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Teste de Progresso na Enfermagem vem se tornando uma realidade enquanto autoavaliação do estudante e uma potente avaliação da gestão acadêmica. Objetivo: Oportunizar a construção coletiva de professores especialistas na elaboração do teste de progresso. Metodologia: Relato de experiência do Teste de Progresso na Enfermagem, com a construção de questões de múltipla escolha, pelos especialistas das diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para a formação, capacitação e reflexão profissional. Resultados: Para a construção das questões de múltipla escolha para o teste de progresso houve um delineamento dos eixos e temas por área de conhecimento elaborados pelos professores das Escolas Públicas do estado de São Paulo que compõem o consórcio. No contexto de cada instituição há um grande envolvimento dos professores das diferentes áreas de conhecimento, os quais se organizam de acordo com as recomendações do consórcio em relação a: estrutura do enunciado da questão e sua aplicabilidade. As alternativas das questões devem ser semelhantes em quantidade e qualidade, que possibilitem o raciocínio e todo o processo de aprendizagem. Também são construídos os distratores e referências atualizadas. Esse momento é estratégico e fundamental para a capacitação docente, o qual tem a possibilidade de se apropriar de diferentes áreas de conhecimento, além de ampliar a visão dentro e fora da escola. Possibilita ainda, exercitar a interdisciplinaridade, o uso de metodologias ativas e a reconstrução curricular em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Considerações finais: a construção do Teste de Progresso Institucional proporciona diferentes aproximações, aprendizados, motivações e movimentos para mudanças nas disciplinas e no Projeto Pedagógico do Curso.