LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A PERTINÊNCIA DO PROJETO EXTENSIONISTA PARA A FORMAÇÃO DIFERENCIAL DOS DISCENTES DE SAÚDE NA AMAZÔNIA
Relatoria:
Mayla Victória Braz Campelo
Autores:
  • Hyoana Lurdes Monteiro da Costa
  • Yann Lucas Pita de Oliveira
  • Julieta Rodrigues Silva
  • Gabriel dos Santos Pereira Neto
  • Perla Suely Gaia Raniéri Queiroz
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Região Amazônica possui inúmeras particularidades com relação as suas características socioeconômicas e culturais. Desse modo, aspectos comuns da realidade amazônica se configuram em moradia em regiões circundadas por rios e florestas, as quais são historicamente, precárias em acesso de políticas públicas de saneamento e saúde. Nesse contexto, a universidade possui papel fundamental frente a formação acadêmica diferencial dos discentes pertencentes à esta região, de modo que possuam um protagonismo diante a mitigação das mazelas sociais estabelecidas, através do desenvolvimento de projetos extensionistas que visem democratizar o acesso a saúde. Objetivo: Relatar a importância do desenvolvimento dos projetos de extensão na Região Amazônica, à formação distinta dos acadêmicos, diante a construção de um pensamento crítico e atuação na prestação de assistência isonômica à população. Metodologia: Trata-se de um Relato de Experiência, vivenciado por acadêmicos da área da saúde da Universidade Federal do Pará, durante o decurso de um projeto de extensão. Desse modo, foi criada uma conta em uma rede social, com o intuito de disseminar informações acerca das principais doenças e agravos comuns à Amazônia e, ainda, organizar ações de assistência e educação em saúde. Resultados: Durante o decurso do projeto percebeu-se uma grande interação entre a população e os acadêmicos envolvidos, já que os mesmos possuíam comunicação frequente através da conta criada e dos diálogos ocorridos durante a realização das ações. Com isso, constatou-se, que o desenvolvimento de projetos de extensão desse viés possibilita a progressão da autonomia do acadêmico, em relação ao planejamento, elaboração e execução dos materiais e ações, que foram elaboradas com base nas demandas observadas pelos discentes sobre as especificidades do local ao qual estão inseridos. Considerações finais: A execução de projetos extensionistas na graduação são uma ferramenta enriquecedora para o aprimoramento da formação acadêmica, pois favorece o contato do ensino e da pesquisa com a comunidade civil. Com isso, o arcabouço adquirido através desta experiência, implementa a construção dos profissionais com visão abrangente da realidade do público assistido e impulsiona a execução de uma assistência equitativa e moldada aos padrões das especificidades presentes na realidade do cliente.