Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DO CUIDADO À IDOSAS ACAMADAS E DOMICILIADAS
Relatoria:
Érica Vanessa de Azevedo Dantas
Autores:
- Jessica Fernandes dos Santos
- Cristyanne Samara Miranda Holanda da Nóbrega
- Leticia Dantas Teixeira
- Luan Henrique Medeiros Dantas
- Ravênya Talita Santos Araújo
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: devido a fatores biológicos, sociais e psicológicos, os idosos vivenciam circunstâncias desafiadoras, propensas à vulnerabilidade. visto isso, necessitam de assistência e atividades educativas, sendo, indispensável ações inovadoras de educação em saúde que estimulem a participação ativa dos idosos. Objetivo: relatar a experiência de ações educativas realizadas com idosas domiciliadas/acamadas acerca das suas necessidades em saúde. Metodologia: relato de experiência vivenciado por discentes do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no estágio curricular supervisionado I. As ações foram destinadas a duas idosas (mãe e filha), sendo a filha cuidadora da mãe acamada. A experiência deu-se com a identificação do público, anamnese, planos de cuidados, priorização das necessidades, confecção dos materiais e intervenção. As temáticas foram autocuidado, técnicas de relaxamento, quedas, alimentação, exercícios físicos, lesão por pressão, engasgo, manuseio dos equipamentos de glicemia, pressão arterial e higiene bucal. As ações ocorreram em 2022. Resultado: a intervenção aconteceu no domicílio das idosas em três momentos. No primeiro, através da dinâmica do espelho revelou-se a idosa cuidadora como protagonista do dia, discutiu sobre autocuidado e apresentação/entrega do plano de cuidados. Abordou-se quedas, através do dado revestido com ilustrações contendo os riscos existentes. Também, praticou técnicas de automassagem, aromaterapia e orientações sobre a importância do sono. O segundo dia foi o momento multiprofissional voltado às duas idosas, com a verificação das medidas antropométricas e sinais vitais. Com ajuda do nutricionista, realizou-se a dinâmica do prato saudável e orientações. A fisioterapeuta apresentou exercícios de fácil execução em domicílio. O terceiro encontro, trabalhou-se as necessidades da idosa acamada, discutiu a lesão por pressão, abordando a fisiologia através de uma boneca, na prevenção utilizou-se figuras com medidas verdadeiras e falsas. Após, exibiu o vídeo sobre engasgo e a dinâmica do guarda-chuva apontou os sinais e sintomas, utilizou imagens preventivas e de alimentos perigosos, finalizando com a manobra de heimlich. Também manuseou os equipamentos de pressão e glicemia, avaliando os valores. Considerações finais: As ações proporcionaram a construção de conhecimentos para prevenção de agravos, a importância do processo de trabalho do enfermeiro na educação em saúde e a promoção da autonomia.