Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
BULLYING ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PALMAS, TOCANTINS
Relatoria:
Elma de Sousa Fontoura
Autores:
- Nayane Dias de Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O bullying é um problema de saúde pública que tem ocasionado sofrimento no âmbito educacional, sendo uma prática violenta que pode ocorrer de várias formas, tanto física, quanto psicológica por meio da intimidação, humilhação e/ou discriminação. Que pode impactar na saúde física e mental dos escolares, tornando-se fundamental a adoção de estratégias que promovam a prevenção da prática e consequências da mesma, considerando o aspecto integral do ser humano. Nesta perspectiva é necessário intervenção integrada de educadores, profissionais de saúde, pais e a coletividade, com ações com foco na promoção e prevenção da saúde. Considerando que é uma temática relevante dentro do ambiente escolar, visto que tem gerado repercussões na vida de todos os envolvidos. OBJETIVO: Relatar a experiência de enfermeiras residentes de saúde da família e enfermagem obstétrica na realização de uma oficina em educação em saúde com estudantes do ensino fundamental, acerca do Bullying no ambiente escolar. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência acerca de uma ação educativa, realizada com 58 estudantes na faixa etária entre 11 e 14 anos de uma escola do município de Palmas-TO. Artigos científicos e uma cartilha do Ministério da Saúde foram utilizadas para nortear o material didático para destacar mitos e verdades relacionados ao Bullying. A atividade educativa foi realizada através do compartilhamento de conhecimentos e de experiências no formato de “oficina” com incentivo à interação entre os participantes. RESULTADO: Este projeto é resultado de práticas desenvolvidas na Unidade Educacional Saúde na Comunidade do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional do Ministério da Saúde. Durante o desenvolvimento da ação os estudantes relataram suas sensações acerca da problemática e demonstraram interesse em construir um ambiente escolar saudável respeitando as diversidades, visando a diminuição das agressões ocasionadas, bem como, melhorar o convívio entre os escolares. CONSIDERAÇÕES: A atividade contribuiu para nota-se a relevância de promover mais ações de educação em saúde no ambiente escolar. Além disso, compreender-se que a cultura do conhecimento fundamentado em em evidências precisa se sobressair em relação aos mitos que ainda permeiam o cotidiano dos escolares. Tal conhecimento deve ser exposto de maneira simples, didática e com linguagem adequada ao público alvo para facilitar o entendimento.