LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO ON-LINE PARA PROFISSIONAIS DA APS DE JI-PARANÁ/RO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Graciella de Sousa Veras
Autores:
  • Evelyn de Souza Pinheiro Moreira
  • Jonathan Josias Cosmo de Souza
  • Ana Izabel jatobá de Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O aleitamento materno é recomendação oficial dos maiores órgãos de saúde. A Atenção Primária à Saúde é porta de entrada para promoção, proteção e manejo do aleitamento materno. Sendo assim, necessita de conhecimento técnico científico, habilidade prática e oportunidade para agir. Objetivo: Desenvolver um curso na modalidade on-line sobre Aleitamento Materno para profissionais da Atenção Primária à Saúde do município de Ji-Paraná/RO/Brasil, a partir do levantamento das necessidades de conhecimento dos profissionais. Metodologia: projeto de intervenção elaborado através de um estudo metodológico com produção tecnológica tendo como referencial teórico a proposta pedagógica de Paulo Freire. Participaram da pesquisa 52 profissionais. Os dados foram coletados no período de setembro de 2022 a junho de 2023 através de questionários pré e pós curso e exportados para uma planilha em Excel® para serem compilados e analisados quantitativamente e qualitativamente. Utilizou-se para a construção do curso a metodologia do Design Instrucional, adotando as etapas de Análise, Desenho , Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. O conteúdo do curso foi elaborado através de uma revisão narrativa da literatura. O curso, com carga horária de 20 horas, foi estruturado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) contido na Plataforma Virtual Moodle grupos da Universidade Federal de Santa Catarina e teve o formato modular, contendo 10 módulos abordando a temática em aulas gravadas e descritas. Considerando o referencial pedagógico, metodologias ativas foram utilizadas, como estudos de caso e sala de aula invertida. O resultado pode ser considerado ferramenta de educação permanente em saúde. Ainda neste estudo foi evidenciado que a aprendizagem através da educação remota é relevante e significativa. O proposta buscou desenvolver um método para aprendizado e não somente de ensino, onde o aluno pudesse construir seu próprio conhecimento através do raciocínio sobre situações cotidianas de sua própria realidade de trabalho. Espera-se que este seja ferramenta também para impulsionar os profissionais a permanecer em constante busca de conhecimento, além de ser instrumento para promoção e proteção do aleitamento materno na Atenção Primária à Saúde.