Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DOS COMPONENTES PRÁTICOS DE SEMIOTÉCNICA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO DISCENTE DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Marcos Roniele de Sousa Macedo
Autores:
- Karlos Adryan Viana de Sousa
- Daniela Valadares Lima
- Antonia Raissa Sousa dos Santos
- Maria Victoria Alves Ribeiro Sousa
- Cristina Limeira Leite
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O ensino da disciplina semiotécnica, materializa-se por meio de atividades teórico-práticas, fundamentais para promover a reflexão crítica, a compreensão de conceitos-base e o desenvolvimento de habilidades e competências com base em situações simuladas ou reais de cuidado 1. Os componentes práticos têm suma importância na formação profissional dos enfermeiros, uma vez que, é necessário desenvolver durante a formação acadêmica, habilidades em procedimentos teórico-práticos necessários à sua atuação profissional, favorecendo assim a autoconfiança na realização dos procedimentos. O trabalho em saúde é relacional, trazendo como centralidade o ser humano, isto é, os produtos do cuidado em saúde realizam-se em atos 2. OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes de enfermagem no desenvolvimento de atividades práticas na matéria de semiotécnica do curso de enfermagem. MÉTODO: Relato de experiência de aulas práticas na matéria de Semiotécnica de alunos do curso de Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, Maranhão. A matéria citada é componente da grade curricular do curso, por abordar de forma prática o desenvolvimento de procedimentos técnicos humanizados de caráter privativo do enfermeiro e da equipe de enfermagem. RESULTADOS: A disciplina de semiotécnica é de caráter teórico-práticos, e desperta grande interesse nos discentes, devido ao primeiro contato com os procedimentos em enfermagem. O laboratório é o ambiente onde é realizada a simulação de procedimentos, melhorando as habilidades técnicas dos discentes, para entrar em contato com o paciente. Através das práticas, os alunos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades de exame físico e anamnese, aprendendo a realizar uma avaliação completa e precisa dos pacientes 3. Sendo crucial para fornecer qualidade no atendimento, pois permite uma melhor anamnese, e compreensão da história clínica do paciente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se, portanto, que a disciplina de semiotécnica é fundamental na formação do discente de enfermagem, pois possibilita o aprimoramento de habilidades ao longo da graduação, bem como a associação teórica-prática dos procedimentos aplicados em laboratório ou prática hospitalar com clientes reais. Essa abordagem pedagógica prepara o aluno para a vida profissional ao integrá-lo à equipe de enfermagem, permitindo-lhe vivenciar os desafios fora do ambiente acadêmico e adaptar-se à rotina da equipe multidisciplinar em serviço de saúde.