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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PARADA CARDIORESPIRATÓRIA: ATUALIZAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO CONTINUADA
Relatoria:
Martin Caetano Lopes
Autores:
  • Safira de Sousa Leite
  • José Renildo Teixeira da Silva
  • Ermeson Morais dos Santos
  • Juliane de Oliveira Costa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Compreendendo que uma PCR é a emergência mais grave no pré-hospitalar e intra-hospitalar, que instituições de âmbito nacional e internacionais, tais como, a American Heart Association (AHA) apresentam protocolos que visa atender estes pacientes de forma direcionada e assertiva. Por sua vez, a equipe de enfermagem são os primeiros profissionais a receber o usuário e identificar os sinais de PCR, a partir deste princípio é imprescindível que a equipe tenha domínio do conhecimento científico e prático para que possam seguir os protocolos da RCP. E os hospitais por serem unidades de portas abertas para urgências e emergências, todos os profissionais daquela unidade devem estar apostos para receber toda e qualquer demanda correlata ao setor. OBJETIVO: Apontar através da literatura que a educação continuada é o método mais eficaz para capacitação e aperfeiçoamento da equipe de enfermagem em sua atuação frente a PCR. METODOLOGIA: Realizou-se um estudo de revisão da literatura através do método qualitativo e descritivo. Utilizou-se de pesquisa a base de dados BVS num período equivalente aos últimos 14 (quatorze) anos, num intervalo de 2009 a 2023. Foram selecionados 15 (quinze) artigos em congruência com o objetivo geral. Quanto aos critérios de inclusão e exclusão, foram observados para a inclusão, artigos livres de cobranças monetárias, que tenha sido publicado em língua portuguesa e dentro dos últimos 14 (quatorze) anos, e os critérios de exclusão foram artigos que não estavam em coerência com o tema, duplicados, língua estrangeira e que antecedem o período para a pesquisa. DISCUSSÃO: É notório que o conhecimento adquirido durante a formação não é satisfatório, entretanto, a educação continuada é uma das formas mais eficaz para o aprimoramento profissional pautado nas normas tragas por instituições científica, como a AHA. Toda via, é de suma importância que haja uma base sólida durante o curso de enfermagem, no que concerne com a teoria e a prática, além de que os acadêmicos ainda em formação sejam sensibilizados quanto a relevância da continuidade do seu processo de aprendizagem. CONCLUSÃO: É imprescindível que a gestão da unidade de urgência e emergência avalie cada equipe e suas particularidades e tracem intervenções no sentido de melhor capacitar seus profissionais, bem como é fundamental que os profissionais possuam a sensibilidade de buscar novos conhecimentos e estar solícitos as ações de educação continuada promovidas pela gestão.