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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
OFICINA DE PARTO PARA ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Maria Eduarda Vasconcelos Camilo
Autores:
  • Roger Rodrigues da Silva
  • Lays de Sousa Rebouças
  • Millany Gomes Alexandre
  • Patrick Kelton Sousa Silva
  • Lara de Almeida Rocha Vieira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O parto é um evento que expressa a vivência reprodutiva da mulher. O processo do parto tem passado por diversas transformações, outrora sem a existência das técnicas de partos que temos na atualidade, não havia a possibilidade de redução das dores do parto e nem a possibilidade de facilitar a sua realização. Os cuidados mais específicos com relação à assistência ao parto hoje trazem consigo a melhoria desse processo promovendo saúde e bem estar a essas parturientes e neonatos. Diante disso, a LAEGO (Liga Acadêmica de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia) promoveu uma Jornada em que foi abordado o processo de parto humanizado e prática para desenvolvimento do pensamento clínico dos discentes de enfermagem. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma oficina sobre parto para discentes do curso de enfermagem de várias instituições de ensino inscritos na I Jornada LAEGO. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência acerca de uma oficina sobre parto ministrada em um evento sobre Ginecologia e Obstetrícia, que ocorreu de forma presencial, totalizando 27 participantes. Na apresentação foram abordados os processos fisiológicos do parto, o cuidado humanizado, a utilização de óleos essenciais para acalmar a parturiente e os materiais utilizados por um enfermeiro obstetra no parto domiciliar. No final, os participantes foram divididos em 3 grupos e foi feita uma dinâmica com balão e uma bola de ping pong para simular a contração do parto. RESULTADOS: Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o arcabouço teórico de um trabalho de parto, além da teoria obtida em sala de aula, tendo acesso aos graus de dilatação e ao mecanismo de contrações uterinas, por exemplo. Além disso, os discentes aprenderam sobre alguns materiais necessários na assistência ao parto, como bolsas de água quente e óleos essenciais para relaxamento. Ademais, houve boa aderência em relação aos aspectos fisiológicos ensinados. Outrossim, o público aderiu a oficina de forma positiva, se mostrando participativo e dinâmico. CONCLUSÃO: Em suma, a atividade realizada foi de extrema importância para os participantes vivenciarem as perspectivas da atuação do enfermeiro no parto e, assim, ampliarem o seu repertório a respeito da diversidade de ações na melhoria da experiência de parto, por exemplo, os métodos para o alívio da dor. Assim, torna-se verídico que é imprescindível a realização de atividades acadêmicas extracurriculares a fim de atualizar e aproximar o discente à prática.