LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A VIGILÂNCIA CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS
Relatoria:
DANIELE DE SOUZA VIEIRA
Autores:
  • Aline Silvana Pontes Ramalho
  • Valquíria Francisca de Moura
  • Anniely Rodrigues Soares
  • Anna Tereza Alves Guedes
  • Altamira Pereira da Silva Reichert
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil na consulta de puericultura consiste em uma atribuição do enfermeiro da Atenção Primária à Saúde. Todavia, por vezes, esse profissional se sente despreparado para atuar frente ao acompanhamento da criança, uma vez que as ações de educação permanente em saúde são escassas e/ou inexistentes em seus espaços laborais. Por isso, desenvolveu-se uma intervenção com enfermeiros, utilizando tecnologia educativa em formato de apostila, sobre a vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil, a fim de suprir essa lacuna. OBJETIVO: Identificar a percepção dos enfermeiros acerca do uso de tecnologia educativa sobre a vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil utilizada em uma intervenção educativa com enfermeiros. MÉTODO: Estudo qualitativo, realizado com 11 enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde da Família que participaram da intervenção educativa sobre a vigilância do crescimento e do desenvolvimento infantil na consulta de puericultura. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas em profundidade, realizadas nas unidades de saúde entre janeiro e março de 2021, e gravadas em mídia digital. Para análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. RESULTADOS: As enfermeiras se mostraram satisfeitas e interessadas com a apostila e outros materiais educativos fornecidos na intervenção educativa, afirmando que iriam encadernar o material, para ter disponível em seu consultório, a fim de continuar estudando e colocar em prática o conhecimento adquirido na intervenção educativa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A intervenção com utilização de tecnologia educativa, com fornecimento de apostila para consulta dos conhecimentos adquiridos, foi visto como positiva pelos enfermeiros, que demonstraram interesse pelo material fornecido e, após a intervenção educativa, relataram utilizar esse material na puericultura, como meio de consulta em caso de dúvida, colaborando significativamente com a sua prática.