Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
AULA INVERTIDA DENTRO DO MESTRADO ACADÊMICO SOBRE INTEGRIDADE NA PESQUISA CIENTÍFICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Debora Ellen Sousa Costa
Autores:
- Lívia Maia Pascoal
- Ismalia Cassandra Costa Maia Dias
- Floriacy Stabnow Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A integridade na pesquisa científica se refere à incorporação dos preceitos éticos e de normas profissionais que caracterizam a realização do trabalho científico confiável, para isso não se deve apenas seguir regras impostas sobre o comportamento ideal, é necessário a adesão de princípios e valores fundamentais da ciência e ética em pesquisa. Contudo, ao contrário das boas práticas em pesquisa científica, existem as más condutas, que representam violações da integridade científica capazes de causar prejuízos à sociedade e ao avanço da ciência. Objetivo: Relatar a experiência ao realizar uma aula invertida dentro da disciplina de ética e bioética em pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, a partir da realização de uma aula invertida com o tema “integridade na pesquisa científica” durante as aulas da disciplina de ética e bioética em pesquisa, em junho de 2023, no município de Imperatriz – Maranhão. O plano e roteiro da aula foi enviado previamente para avaliação e aprovação das professoras da disciplina, e posteriormente foi disponibilizado para a turma. Durante a aula síncrona, houve uma breve exposição sobre a temática, e em seguida realizou-se uma dinâmica para fixação do assunto com a utilização de flashcards que continham perguntas a serem respondidas pela turma sobre o tema da aula. Resultados: Observou-se que os discentes possuíam um conhecimento prévio a respeito da temática abordada e que estudaram o material sugerido no pré-aula. No entanto, percebeu-se uma deficiência no conhecimento e entendimento dos discentes sobre os exemplos de fraude nas autorias e tipos de plágio, sendo essa deficiência sanada com a dinâmica dos flashcards, onde notou-se que os discentes conseguiram absorver as informações que foram suscitadas na discussão da temática. Considerações finais: Evidenciou-se que os discentes tinham uma base conceitual sobre a integridade na pesquisa científica, as boas e más condutas dentro desse contexto, porém, haviam conceitos que não estavam bem esclarecidos ou definidos. Além disso, ressalta-se que a ocorrência da aula invertida dentro do mestrado acadêmico, é uma ferramenta relevante no processo ensino-aprendizagem, pois possibilita a vivência de novos desafios e o aprendizado de metodologias ativas a serem utilizadas na prática profissional.