LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ESTRATÉGIAS DE COPING UTILIZADAS POR PÓS-GRADUANDOS FRENTE AO ESTRESSE ACADÊMICO: REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
LUCAS CARVALHO SANTANA
Autores:
  • Marli Aparecida Reis Coimbra
  • Lenniara Pereira Mendes Santana
  • Juliana Gonçalves Silva de Mattos
  • Lúcia Aparecida Ferreira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Os estudantes de pós-graduação estão expostos a diversos agentes estressores inerentes às atividades desenvolvidas. Diante de situações estressantes há manejos cognitivos e comportamentais que buscam gerenciar o agente estressor, denominados coping, uma palavra inglesa que retrata o enfrentamento por meio de ideias e ações/estímulos como forma de resposta a uma demanda externa. Esses estímulos relacionam-se tanto às mudanças no ambiente externo quanto aos efeitos sobre as condições aversivas localizadas no interior do organismo. Objetivo: identificar a produção científica disponível sobre as estratégias de coping utilizadas por estudantes de pós-graduação, de nível stricto sensu, frente à ocorrência de estresse acadêmico e verificar os fatores associados. Metodologia: Trata-se de revisão integrativa da literatura realizada em maio de 2021 a partir das bases de dados MEDLINE via PubMed, Scopus, CINAHL, LILACS e Web of Science. Utilizou-se os descritores: Stress, psychological; Adaptation, psychological e Postgraduate students. Incluiu-se artigos disponíveis na íntegra em meio eletrônico, sem delimitação de ano de publicação ou idioma. Resultados: Identificou-se três artigos. Os estudos foram realizados no Irã, Brasil e multicêntrico (Estados Unidos e Canadá), todos de delineamento transversal e 66% de abordagem quantitativa, com discussões acerca das estratégias focadas na emoção e no problema. Os fatores associados à presença de estresse foram o tempo, recursos financeiros, questões de supervisão, desempenho, demandas do curso, a defesa da tese, o estresse percebido e o estresse aculturativo. Conclusão: As principais estratégias utilizadas frente à ocorrência de estresse acadêmico foram baseadas em coping focado na emoção. Os resultados obtidos nesta revisão podem auxiliar no reconhecimento de estratégias e estressores potenciais para a comunidade acadêmica na tentativa de alertar a necessidade de manejos que contribuam com a saúde dos pós-graduandos. Ademais, contribuirá para a compreensão do impacto do estresse na pós-graduação, e permitirá aos programas de pós-graduação ressignificar ações na condução de atividades propostas a fim de proteger a saúde mental de seus discentes.