LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO: QUALIFICAÇÃO PARA A INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM AO MUNDO DO TRABALHO
Relatoria:
Heloisa Helena Ciqueto Peres
Autores:
  • Ana Paula Guarnieri
  • Tatiane Almeida de Carvalho
  • Denise Maria de Almeida
  • Rika Miyahara Kobayashi
  • Lucia Tobase
  • Luciane Morelis de Abreu Amorim
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A passagem da condição de estudante para profissional é um desafio que se inicia com o processo admissional e continua com a adaptação ao serviço de saúde (VICTOR, et al. 2020; PAFUME, et. al., 2018). O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) assumiu compromisso ético, político, social com a categoria profissional e pautado na integralidade do cuidado, nas Diretrizes e Princípios do SUS, propôs o Programa Primeiro Emprego (PPEm). Este programa visa possibilitar a inserção dos profissionais de enfermagem ao mundo do trabalho por meio do emprego apoiado, oportunizando o desenvolvimento de competências ético-políticas, técnico-científicas, autonomia e tomada de decisão. Objetivo: Descrever o desenvolvimento e a aplicação do curso on-line do PPEm do Coren-SP. Método: Pesquisa de produção tecnológica, fundamentada no Design Instrucional Contextualizado (FILATRO, 2008). Resultados: O curso com carga horária de 220h contempla profissionais de enfermagem, sem experiência com até 2 anos de formados. Os referenciais pedagógicos foram baseados na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa (MOREIRA, 2006), da Andragogia (BARROS, 2018) e da Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento (VASCONCELLOS, 2005). Optou-se pelo modelo híbrido composto por momentos assíncronos com aulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Coren-SP, integração com outros projetos da Gestão 2021-2023 e momentos síncronos via Microsoft Teams® para Lives (especialistas) e plantão de dúvidas (tutores). No curso são valorizados a interação entre pares e tutores; a construção coletiva dos saberes e aplicação dos conceitos discutidos nos cenários de prática profissional. As estratégias ativas, favorecem o aprendizado significativo visando a assistência efetiva e segura, estimulando o pensamento crítico situacional e a capacidade de resolver problemas com base em evidências clínicas e gerenciais. A narrativa que conduz a aprendizagem nas 05 etapas simula um processo seletivo que se encerra com a obtenção do certificado de conclusão e a integração do currículo ao Banco de Talentos. Neste, os currículos ficam hospedados à disposição de recrutadores no site do Coren-SP. Nas quatro edições anteriores 489 profissionais concluíram o curso. Considerações Finais: Os referenciais adotados possibilitaram o desenvolvimento do curso online do Coren-SP que se encontra na 5ª edição promovendo a qualificação e inserção no mundo do trabalho de profissionais de enfermagem.