Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Pensamento filosófico no processo formativo da pós-graduação stricto sensu em enfermagem
Relatoria:
Tessy Nnonyelum Miozzo Ezeagu
Autores:
- Nataniele Kmentt da Silva
- Lucas Lorran Costa de Andrade
- Maysa Alves de Sousa Almeida
- Rosane Gonçalves Nitschke
- Angela Maria Alvarez
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O campo da filosofia desempenha um papel vital no avanço do pensamento humano e no aperfeiçoamento de atitudes individuais. À medida que enfrentamos os desafios cada vez mais complexos no campo dos cuidados de saúde, é necessário reintroduzir conceitos filosóficos essenciais na educação em enfermagem. Esta integração da filosofia no ensino de Enfermagem reforça os fundamentos da prática e enriquece a profissão como um todo. Objetivo: Refletir sobre o pensamento filosófico no processo formativo da pós-graduação stricto sensu em Enfermagem. Metodologia: Estudo reflexivo, elaborado a partir das vivências de estudantes em uma disciplina de um programa de pós-graduação em enfermagem, da região Sul do Brasil, que ocorreu no período de março a julho de 2023. Resultados: A filosofia incentivou a reflexão crítica aprofundada dos conceitos e pressupostos subjacentes da enfermagem. Além disso, proporciona compreender e repensar o cuidado a partir de seus aspectos éticos, culturais e sociais. O pensamento filosófico fortalece as habilidades analíticas e possibilita encontrar novas perspectivas epistemológicas e ontológicas no âmbito da assistência, ensino e pesquisa. A disciplina possibilita e oportuniza explorar diferentes correntes de pensamento, tais como o positivismo, a fenomenologia, o construtivismo, entre outros, que fornecem bases teóricas sólidas para a construção do conhecimento científico na área. Considerações finais: A filosofia no contexto da pós-graduação possibilita refletir sobre questões históricas e contemporâneas acerca dos processos de construção de conhecimento em saúde e enfermagem. Essa abordagem permite adotar uma perspectiva crítica e holística em relação à profissão e seus contextos de atuação, por meio de problemáticas, troca de experiências e reflexões aprofundadas sobre conceitos, teorias, trabalho, ética e educação na saúde e na enfermagem. Além disso, é possível compreender a enfermagem como uma disciplina única, com sua própria identidade, teorias e princípios fundamentais.