LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A experiência dos discentes do curso de enfermagem na monitoria acadêmica
Relatoria:
Gustavo Alves Rizzo
Autores:
  • Nathalia Costa Fernandes
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A monitoria acadêmica possui um papel fundamental no fortalecimento do processo ensino-aprendizagem, principalmente na construção do papel educador do enfermeiro ainda na graduação. Dessa forma, o presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência dos discentes do curso de enfermagem na monitoria acadêmica de uma instituição de ensino superior (IES). Trata-se de um relato de experiência de dois monitores acadêmicos da disciplina “Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem” na Universidade Paulista (UNIP) de São José do Rio Preto/SP. Essa experiência ocorreu nos períodos letivos de 2022.1 e 2023.1 no laboratório de enfermagem da IES mencionada. A disciplina supracitada é ofertada geralmente no terceiro período da graduação de enfermagem, e aborda diversos assuntos a fim de desenvolver no aluno a competência de avaliar o paciente como um sujeito ativo no seu processo de cuidado à saúde, verificando os aspectos clínicos e psicossociais do cliente. Através da monitoria foi possível revisar vários conteúdos e se atualizar perante novas atualizações, contribuindo dessa forma, para a formação profissional dos monitores. Ademais, foi possível visualizar com mais exatidão o papel do professor e suas demandas no decorrer de todo o semestre, possibilitando maior compreensão da carreira do enfermeiro na docência. Em relação aos discentes, o interesse dos alunos em sanar dúvidas e solicitar auxílio nos procedimentos foi aumentando gradativamente ao longo do semestre, principalmente quando aproximava dos dias de avaliação teórica e prática. Além disso, evidenciou-se maior procura dos alunos em solicitar ajuda para os monitores, comparado ao docente, pelo fato dos monitores serem alunos que já realizaram a disciplina anteriormente. Outro ponto positivo foi o bom relacionamento interpessoal entre os monitores, os discentes e o docente, logo permitindo maior engajamento nas atividades pedagógicas. Entretanto, muitos alunos não estavam cientes da possibilidade de ingressar no programa de monitoria acadêmica, sugerindo uma falha de comunicação entre a IES e os alunos de graduação. Portanto, a monitoria acadêmica contribuiu positivamente na formação dos monitores, e também no conhecimento sobre a enfermagem na área da docência. No tocante aos discentes, apesar do desconhecimento desse programa por alguns alunos, foi observado um interesse significativo em solicitar apoio técnico-didático aos monitores, e um ótimo relacionamento interpessoal com todos os envolvidos.