Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
UTILIZAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO COMO UMA FERRAMENTA PARA MONITORIA ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Myrtys Dayanne Eufrazio da Silva
Autores:
- Marta Carol Taveira da Silva
- Rosely Leyliane dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que proporciona uma formação integralizada ao discente e tem papel importante na formação acadêmica, pois é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação. Objetivou-se relatar a experiência da utilização de jogos educativos na monitoria da disciplina de Exercício da Enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a utilização do jogo didático da plataforma Wordwall, a partir da realização das monitorias da disciplina de Exercício da enfermagem, ofertada para os estudantes do segundo período do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do interior do estado do Ceará, no primeiro semestre do ano de 2023. As atividades de monitoria aconteceram pela plataforma Google Meet. O jogo didático online foi desenvolvido pelas monitoras através da plataforma digital Wordwall, neste havia várias caixas com perguntas sobre o código de ética de enfermagem, a fim de complementação do objeto de conhecimento ministrado. A interatividade dos discentes no jogo era acompanhada a partir da lista de participantes presentes nas aulas. As perguntas eram direcionadas e o estudante indicava a alternativa que julgava conveniente. Ao final, havia indicação da pontuação e classificação disponibilizados pela própria plataforma. As monitoras estavam atentas a esclarecer cada alternativa a fim de facilitar o processo de aprendizagem do conteúdo. Observou-se que, com a utilização desta ferramenta houve a melhora do desempenho acadêmico frente às temáticas abordadas durante as monitorias, evidenciado por maior engajamento nas atividades e aprovação na disciplina. Houve espaço para sanar dúvidas. Os estudantes destacaram feedback positivo e parece ter despertado a autonomia, a habilidade de comunicação e do trabalho em equipe. Dessa forma, percebeu-se que o uso das tecnologias educacionais contribui para o processo de ensino e aprendizagem, melhora a relação entre teoria e prática entre estudantes e monitores, permitindo que haja maior empenho e melhoria na educação em Enfermagem.