Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O PROCESSO FORMATIVO DO MONITOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Maria Karoline de Jesus Souza
Autores:
- Aline Cristiane de Sousa Azevedo Aguiar
- Lucas Amaral Martins
- Irene Brito Lima
- Veila Santos Neves
- Rebeca de Jesus Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A extensão universitária contribui no processo de formação do discente monitor, uma vez que, esse se torna protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem, sendo possível expandir suas habilidades, competências, criticidade além de, obter diferentes formas de conhecimento. Outrossim, possibilita a aproximação com a comunidade externa, ampliando a visão das demandas sociais, trocando saberes e amadurecendo-os enquanto cidadão crítico reflexivo. Nessa perspectiva, o projeto de extensão PROVAPI - Projeto de Valorização da Pessoa Idosa vinculado a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação Campus XII, por meio de suas intervenções desempenha um importante papel social no bem-estar da pessoa idosa e no que concerne o aprendizado e aperfeiçoamento de seus monitores durante o processo formativo. OBJETIVO: Relatar as contribuições da Extensão Universitária para o processo formativo do discente monitor. MÉTODO: Relato de Experiência, do tipo descritivo, realizado através de vivências de acadêmicas de Enfermagem da UNEB, enquanto bolsistas do PROVAPI, entre os meses de março de 2022 a julho de 2023, ao realizar atividades de educação em saúde, estimulação cognitiva, prevenção e controle de Doenças Crônicas e os efeitos individuais e coletivos das ações na vida das pessoas idosas, a partir de metodologias ativas. RESULTADOS: A extensão universitária propiciou que as monitoras tornassem sujeitos do próprio aprendizado, possibilitando a articulação entre o ensino e o contexto social, tornando este um momento oportuno de participação social e disseminação de conhecimento acerca do processo de saúde- doença e as boas práticas de saúde. Ademais, através das vivências foi-se possível diagnosticar problemas sociais que não seriam presumidos somente em discussões teóricas em sala de aula, gerando inquietações que se desdobraram em pesquisas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a extensão universitária estimulou o engajamento e a autonomia das discentes monitoras, além de um maior aprendizagem e compreensão acerca dos desafios enfrentados na área da saúde incentivando-as a buscar soluções embasadas no contexto social de cada indivíduo. Dessa forma, essa revela-se como uma ponte essencial entre a academia e a sociedade, enriquecendo o processo educacional e impactando positivamente na qualidade de vida das pessoas idosas.