Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
APLICATIVO LÚDICO: O INSTAGRAM COMO PORTAL DE CONHECIMENTO SOBRE TEMAS INFANTIS
Relatoria:
Eduardo Alves Cesar
Autores:
- Geovania Calixto de Mello
- Brenda Lais de Oliveira Lima
- Jonata da Silva Juvêncio
- Laurita da Silva Cartaxo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A tecnologia, especialmente redes sociais digitais, proporciona acesso a ferramentas de globalização e interação. Além de compartilhar informações pessoais, essas plataformas podem ser usadas para disseminar conhecimento em diferentes áreas, tornando-se eficiente para informar e instruir os usuários. Objetivo: Descrever a experiência do uso de um perfil da mídia social Instagram® que divulga informações sobre a saúde da criança e do adolescente de forma criativa e com dicas de entretenimento. Método: Relato de experiência procedente do projeto de extensão, EDITAL PROBEX N° 005/2022- Chamada de fluxo contínuo, UFCG-FLUEX- Vigência 2022, com dados obtidos de 02 de agosto de 2022 a 14 de dezembro de 2022, sobre publicações de conteúdos referentes à infância, tendo como público-alvo os familiares, responsáveis,as crianças e adolescentes. Resultados: Foram feitas e publicadas 24 postagens, sendo 3 vídeos e 21 imagens relacionadas a saúde da criança, pedagogia e entretenimento. Em relação aos vídeos, o total foi de 20.728 visualizações, e as imagens o total de 260 curtidas e 90 compartilhamentos. O perfil acumula 528 seguidores, incluindo discentes e docentes, de vários cursos e instituições, responsáveis por crianças e outros membros da comunidade. Considerações finais: A utilização dos recursos tecnológicos, como o perfil do Instagram, é possível promover de maneira elucidativa e concisa a difusão do saber para a sociedade em geral, mostrou-se inovador, dinâmico e proveitoso, além de baixo custo e grande potencial de abrangência, transformação social, englobando tópicos pertinentes ao âmbito da saúde, da educação e da recreação.