Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ENFERMAGEM E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS EM CRECHES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Francielly da Silva Santos Moreira
Autores:
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O desenvolvimento na primeira infância está diretamente relacionado a interferências multifatoriais. Desde modo, as creches se tornam um local de importante contribuição no desenvolvimento dessa criança inserida nesse contexto. Suas relações estabelecidas e vivências precisam abranger e favorecer a promoção de saúde. Contudo, diversos estudos trazem um despreparo por parte dos educadores no processo saúde-doença, sendo necessário e oportuno a presença de profissional da saúde, como a Enfermagem, dentro desses contextos. Deste modo, espera-se que essa pesquisa fomente a discussão e encoraje a participação da enfermagem em tal campo prático. Objetivo: Descrever a experiência da docente no planejamento e execução de ação social com foco em educação em saúde realizada para crianças de uma creche no interior da cidade do Rio de Janeiro. Metodologia: trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, qualitativa, elaborado a partir da vivência de Enfermeira docente do curso técnico de enfermagem da Faetec/Rj em uma ação de saúde desenvolvida com aproximadamente 40 crianças entre 3 e 5 anos de uma creche no município de Campos dos Goytacazes - RJ, sendo divida em três etapas: Reunião com a diretora da creche para entender as demandas, reuniões online para planejamento de ações e realização da ação propriamente dito. Em todas as reuniões com os alunos foram utilizadas as metodologias participativas. Resultados e Discussão: As crianças estão sujeitas a diversos agravos, entre eles, os relacionados à má higiene. Nessa perspectiva, o grupo optou pelo método de oficina “A importância de cuidados básicos de higiene” abordando os assuntos “banho, higienização das mãos, bactérias, vírus, fungos e higienização bucal”, em forma de histórias, brincadeiras, músicas e dança sobre o tema. Percebeu-se que os alunos conseguiram transmitir seu conhecimento anteriormente adquirido de forma clara e divertida para o público-alvo. O ensino lúdico aumenta a adesão por esse público pois favorece a participação e desenvolve na criança o pensamento crítico, possibilitando a correlação entre situações reais. Conclusão: Foi uma excelente forma de fortalecer a promoção de saúde para os pequenos, levando informações relevantes as crianças da creche que refletiram sobre a importância da higiene, cuidados com o corpo.