Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CAPACITAÇÕES SOBRE NEUROLOGIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE
Relatoria:
Kailane Vasconcelos Ribeiro
Autores:
- Edervan Ferreira Guilherme
- Samuel Fernandes de Oliveira
- Vitória Fernandes Silva
- Francisco Wadson Custódio de Araújo
- Lise maria Pinheiro de Mattos Brito
- Jênifa Cavalcante dos Santos Santiago
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A neurologia é um campo de atuação, cujo número de profissionais de saúde com especialização ainda é reduzido, a implementação de capacitações sobre esta temática durante a formação acadêmica promove o desenvolvimento profissional dos estudantes da área da saúde sobre temas específicos de relevância para a saúde pública brasileira. Essa prática proporciona uma evolução dos conhecimentos de neurologia dos discentes, trazendo um aperfeiçoamento de suas habilidades, as quais serão utilizadas nos campos de atuação. OBJETIVOS: Relatar a realização de capacitações sobre temáticas relacionadas com a neurologia para estudantes da área da saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a realização de capacitações por discentes integrantes da Liga acadêmica de Enfermagem em Neurologia (LAENE), a qual é composta por estudantes do curso de enfermagem, odontologia e medicina, da Universidade Federal do Ceará, no período de abril a julho. RESULTADOS: As capacitações realizadas na LAENE ocorreram mensalmente, e foram desenvolvidas por dois discentes, mediante uma escala para dar oportunidade de vários estudantes participarem, contemplando temáticas relacionadas ao Acidente vascular encefálico (AVE) e à epilepsia. A escolha das temáticas se deu em função das ações extensionistas realizadas pela liga e procuravam capacitar os estudantes sobre essas duas doenças neurológicas. Os discentes realizaram as capacitações de forma presencial e dialogada, utilizando apresentações digitais e a discussão em grupo sobre os temas abordados. Notou-se um aumento nos conhecimentos a respeito das temáticas, o que proporcionou aos estudantes segurança e autonomia ao realizar atividades nas ações de extensão. CONCLUSÕES: Concluiu-se que as capacitações realizadas de forma interna na LAENE contribuíram para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes da área da saúde, gerando uma ampliação nas habilidades e no conhecimento sobre assuntos relacionados à neurologia.