Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
VANESSA DE OLIVEIRA GOMES
Autores:
- Ana Maria Souza da Costa
- Deyvylan Araujo Reis
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: no campo da pós-graduação stricto sensu a prática do estágio à docência orientado permite ao mestrando a participação nas atividades pedagógicas, que são destinadas a formação do futuro profissional enfermeiro docente. Neste contexto, o presente estudo relata a experiência de uma mestranda em enfermagem que foi instigada a conhecer o processo de ensino e aprendizagem, as estratégias didáticas do planejamento e da avaliação do graduando em enfermagem, com o designo de se qualificar para o ensino na graduação. Objetivo: descrever a experiência vivenciada no estágio à docência vinculado ao programa de pós-graduação de nível mestrado acadêmico em enfermagem. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de uma mestranda do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – PPGEnf da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, em Associação Ampla com a Universidade Estadual do Pará – UEPA. A disciplina de estágio à docência tem carga horária de 30 horas e ocorreu no segundo semestre de 2022, junto a disciplina Enfermagem no Cuidado Integral à Saúde do Adulto referente ao período letivo 2022/1. Desta maneira, a disciplina aconteceu através de aulas presenciais na Escola de Enfermagem de Manaus e encontros onlines via Google-meet, sob supervisão do professor orientador. Resultados: A experiência iniciou-se com duas reuniões com o orientador responsável pela supervisão, nesta fase de preparação a mestranda realizou um estudo individualizado com o apoio de livros e artigos para a preparação do plano de aula, na qual, foi de suma importância para a mestranda, por ser um planejamento que visa estruturar as atividades que foram desenvolvidas, com a finalidade de alcançar os objetivos traçados. A realização das aulas presenciais e onlines contribuiu para a formação profissional da mestranda, por permitir a realização do planejamento de aulas, discussão de temáticas, desenvolvimento de aulas, avaliação, interação/orientação aos acadêmicos e familiarização com novos métodos de ensino. Desta forma, no decorrer da experiência a mestranda percebeu a importância de se desenvolver um pensamento reflexivo e crítico sobre o processo do ensino e aprendizagem do exercício da enfermagem no campo da educação. Considerações finais: a experiência enriqueceu a formação da mestranda, no âmbito profissional e pessoal, uma vez que, a supervisão do orientador permitiu a mestranda vivenciar a prática docente com segurança.