LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
QUAL A UTILIZAÇÃO DO CHAT GPT NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Ana Cecília dos Santos
Autores:
  • Neliza de Fátima Ferreira do Assunção
  • Herica Emilia Félix de Carvalho
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Com o desenvolvimento tecnológico, numerosas ferramentas que usam o mecanismo da inteligência artificial passaram a surgir, despertando a curiosidade da população e gerando questionamentos sobre o futuro da tecnologia. Objetivo: Identificar as evidências científicas sobre a utilização do CHAT GPT na graduação em enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma scoping review, baseada no Joanna Briggs Institute (JBI). A coleta de dados foi realizada em junho de 2023, nas bases de dados: PubMed, LILACS, BDENF, CINAHL e Web of Science, sem recorte temporal e sem restrição de idioma. Foram utilizados os descritores: “Estudantes de Enfermagem”, “Students, Nursing”, “chat GPT”, “Programas de Graduação em Enfermagem”, “Education, Nursing, Diploma Programs”, “Graduação”. Foram avaliados 07 artigos. Resultados: Nos últimos anos houve um aumento na utilização da IA, especificamente do Chat GPT entre os estudantes de todas as áreas. O aumento foi tão rápido e, em curto período de tempo, que o Chat GPT transformou-se uma ferramenta de dependência. O Chat GPT tem a capacidade de estimular a independência e estudo independente de aprendizes autodidatas; oferece ajuda individualizada e interativa que atende às necessidades únicas de cada aluno requisitos e preferências; pode não apenas incentivar a autonomia dos alunos, mas também melhorar as experiências de aprendizagem. O impacto do ChatGPT no ecossistema de pesquisa interdisciplinar e de enfermagem é profundo. Por exemplo, um estudo recente apresentou o design de proteínas aprimorado por IA e descobriu proteínas que nunca existiram antes. Também testemunhamos o uso recente do ChatGPT em várias questões científicas como transporte inteligente; descoberta de drogas; e ensino, pesquisa e prática de enfermagem. Por outro lado, a utilização dessa IA, apresenta vários desafios relacionados à privacidade, à segurança e considerações éticas. Para lidar com essas preocupações é essencial promover práticas éticas de IA, fornecer treinamento e suporte adequados a educadores e alunos e implementar medidas robustas de privacidade e segurança. Conclusão: Não é surpreendente se o ChatGPT se tornar um componente do sistema educacional de enfermagem, em um futuro próximo, assumindo que os formuladores de políticas e educadores de saúde não sejam contra essas tecnologias de IA. Mesmo que esse cenário não aconteça em breve, é difícil acreditar que as pessoas não usarão o ChatGPT como tutor ou autodidata.