Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
O USO DO DEBRIEFING NO ENSINO DOS CUIDADOS COM FERIDA OPERATÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
FRANCISCO ERIVANIO DE SOUSA BORGES
Autores:
- Hadassa Dias Silva
- Aila Samira Palda Lustosa
- Tatyla dos Santos Morais
- Ana Clara Pinto Garcia
- Francisca Edinária de Sousa Borges
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Com o avanço da tecnologia e das transformações sociais faz-se necessário a utilização de novas práticas no ensino em saúde, como a simulação clínica (SC), que utiliza o debriefing como uma ferramenta para propiciar uma análise reflexiva sobre a vivência e o aprendizado durante a SC. No entanto, apesar dos inúmeros benefícios, ainda existem lacunas na literatura quanto a aplicação efetiva do debriefing. Diante disso, é imprescindível que haja a elaboração de novos estudos que contribuam para a garantia da eficácia do debrienfing na formação dos acadêmicos de enfermagem. OBJETIVO: Relatar as experiências vividas durante o estudo sobre a contribuição e eficácia do debriefing na SC durante o processo de ensino-aprendizagem de acadêmicos de enfermagem. MÉTODO: O estudo trata-se de um relato de experiência sobre o uso do debriefing na simulação clínica na construção do conhecimento e habilidades sobre o manejo da ferida operatória aos discentes de Enfermagem. A prática do cenário simulado ocorreu no laboratório de simulação com os simuladores de alta fidelidade, como o MMP MAN Wireless da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus Senador Helvídio Nunes de Barros em Picos-PI no mês de março de 2023. O simulador é pré-programado para realizar funções fisiológicas durante a simulação como emitir sons que representem dor, piscar dos olhos, simulação de secreções faciais, entre outros. O debriefing vem logo após a SC, com o intuito de discutir a experiência com a prática simulada, identificando erros e pontos que ficaram a desejar durante a simulação. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A SC contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico dos acadêmicos de enfermagem, que em conjunto com o debriefing, fez com que os próprios alunos refletissem sobre a situação simulada, facilitando a assimilação dos conhecimentos teóricos com a prática, qualificando o processo de ensino-aprendizagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O debriefing apresentou-se como uma estratégia relevante, quando associada a SC, pois torna os acadêmicos de enfermagem os próprios protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo o pensamento crítico e reflexivo, que atualmente é imprescindível para o enfermeiro no mercado de trabalho.