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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ENSINO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E SUAS RESPECTIVAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS EM UM CURSO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
PATRÍCIA SOARES FREITAS CAETANO
Autores:
  • Josimerci Ittavo Lamana Faria
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: A segurança do paciente é um importante problema de saúde pública no mundo e considerada temática relevante e de abordagem imprescindível no contexto da saúde. Nesse sentido, assuntos relacionados ao tema devem estar presentes no decurso da formação profissional do enfermeiro, evidenciando também a importância de estratégias adequadas para seu ensino. Objetivo: Identificar os temas relacionados a segurança do paciente nos planos de ensino do curso de graduação em enfermagem face às recomendações do Guia Curricular de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde: Edição Multiprofissional e verificar suas respectivas estratégias metodológicas utilizadas. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e caráter documental, realizado entre junho e novembro de 2022. Realizou-se a leitura dos planos de ensino vigentes no curso de graduação de uma faculdade localizada no interior paulista com a finalidade de localizar assuntos referentes ao ensino de segurança do paciente e suas estratégias. Conforme a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510, de 2016, não foi necessário submeter este estudo ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), por se tratar de um estudo documental sem envolver participantes de pesquisa. Resultados e discussão: Verificou-se que, das 45 disciplinas do curso de enfermagem, 25 lecionaram assuntos sobre segurança do paciente aos alunos, contemplando os 11 tópicos do guia da Organização Mundial da Saúde. Quanto às estratégias, observou-se que as aulas expositivas dialogadas foram mais utilizadas, enquanto as estratégias voltadas às metodologias ativas, como simulações realísticas, estudos de caso e salas de aula invertida ainda estão sendo gradualmente introduzidas no currículo. Considerações finais: Existem lacunas no que tange o ensino de segurança do paciente durante a formação dos enfermeiros. O assunto é lecionado de forma fragmentada ao longo dos anos, fato que requer dos docentes reabordagens periódicas dos planos de ensino, de modo a introduzir a segurança do paciente de modo mais abrangente no currículo e empregar as estratégias adequadas para seu ensino. REFERÊNCIA: WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patient safety curriculum guide: multiprofessional edition [Internet]. Geneva: WHO; 2011. [Acesso em: 26 jul 2022]. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44641/9788555268502por.pdf;sequence=32.