Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A ÉTICA NO CONTEXTO DO CUIDADO DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO CURSO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Fernanda Daniela Rodrigues dos Santos
Autores:
- Helber Freitas Tavares
- Edima Yasmin da Silva Dias
- Gabriela Marques Costa
- Gustavo Grangeiro Monteiro
- Jucielton Oliveira Furtado
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O primeiro Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem (CEPE) foi aprovado em 1958 para orientar as condutas técnicas e abranger os princípios da dignidade humana e as dimensões biopsicossocioespirituais na prática profissional. Contudo, casos de imperícia, imprudência ou negligência ainda ocorrem, levantando questionamentos sobre o ensino da profissão de Enfermagem. OBJETIVO: o desígnio deste trabalho acadêmico é afirmar que a apresentação didática e dinâmica do CEPE para estudantes de Enfermagem contribui para o desenvolvimento dos princípios éticos, técnicos e legais da prática profissional. METODOLOGIA: O estudo relata uma experiência a partir do plano de ensino da Universidade Federal do Pará (UFPA) no curso de Enfermagem. A pesquisa teve um plano de ação no formato 5W2H e foi realizada presencialmente na UFPA através de uma palestra para 40 estudantes de graduação em Enfermagem. Foram citados casos reais de imperícia, imprudência e negligência na profissão de Enfermagem. Após a palestra, os participantes responderam questionários, e os resultados foram trabalhados de forma quantitativa e qualitativa. RESULTADOS: Após análise das respostas do questionário, somente 20% acertaram todas as perguntas, 40% erraram uma questão e o menor número de acertos representou só 5% do total de participantes, durante a dinâmica de resolução das perguntas houve debate a cerca dos tipos de pacientes e práticas éticas relacionadas ao exercício da profissão de Enfermagem, ficou evidente após trocas de diálogos que o publico se mostrou interessado pela dinâmica que foi apresentada, notou-se que duas questões geraram mais interações que outras. A alternativa que mais gerou debate abordava assuntos como a eficiência dos processos de enfermagem, outra questão que também gerou questionamentos falava sobre a ética no cuidado com os povos indígenas, na qual observou-se que alguns participantes tinham dificuldade em compreender que determinados grupos apresentam especificidades no atendimento devido às questões culturais, por fim, foi explicado de forma objetiva as diferenças dos temas pontuados e sanadas as dúvidas derivadas dos assuntos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os métodos utilizados neste estudo foram eficazes para atingir o objetivo proposto, modificando a forma de pensar sobre a Ética no cuidado de Enfermagem para o público-alvo. Concluiu-se que é importante proporcionar espaços de diálogo e educação voltados para a ética com estudantes de cursos de Enfermagem.