Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIAS CUIDATIVO-EDUCACIONAIS DESENVOLVIDAS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM VOLTADA PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADA
Relatoria:
Lara Luisa Pereira da Silva
Autores:
- Willams Pierre Moura da Silva
- Leticia Rodrigues Bilino
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Estudo de caso
Resumo:
Introdução: Em âmbito hospitalar observa-se profundas e constantes mudanças, com a crescente e acelerada inovação tecnológica, que disponibiliza aos profissionais da saúde e usuários, os mais diversos tipos de tecnologias, onde destacam-se as tecnologias educacionais, tecnologias gerenciais e tecnologias assistenciais. As tecnologias fazem parte da enfermagem inserindo-se no contexto de trabalho em saúde, principalmente em hospitais. Este cenário é constituído por diversos tipos de tecnologias, as quais se modificam constantemente, de modo a exigir dos profissionais o desenvolvimento de aptidão para lidar com as mesmas de forma precisa e eficaz. As tecnologias cuidativo-educacionais são tratadas nesta pesquisa como um conjunto de saberes/conhecimentos científicos, que sustentam a operacionalização do processo de cuidar e educar do outro de modo direto e indireto na práxis do enfermeiro, a partir da experiência cotidiana e da pesquisa dentro de uma perspectiva crítica, reflexiva, criadora, transformadora e multidimensional entre os seres humanos e o meio em que se inserem. Objetivos: Identificar e analisar os modelos de tecnologias educacionais voltados para o manejo de crianças hospitalizadas. Método: O estudo trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizado nos meses de junho e julho de 2023, com a busca através da plataforma BVS, utilizando as bases de dados MEDLINE, BDENF e LILACS, aplicando os descritores tecnologia educacional, cuidados de enfermagem, enfermagem pediátrica, utilizando o operador booleano “AND” sendo selecionados 10 artigos, nas bases de dados. Resultados: Identificou-se o uso de aplicativos digitais e tecnologias impressas, como jogos, cartilhas, histórias em quadrinhos e peças teatrais, para promoção da saúde de crianças em processo de adoecimento internadas em ambientes hospitalares. As tecnologias contemplaram: significados atribuídos pela criança à hospitalização e sua influência no cuidado de enfermagem, percepção quanto aos procedimentos terapêuticos por meio da aplicação das tecnologias cuidativo-educacionais e Importância da inserção da família no cuidado. Conclusão: Tecnologias para promoção da saúde de crianças hospitalizadas potencializam o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes saudáveis, perpassando a utilização em serviços de saúde, espaços escolares e uso cotidiano, além de contribuir para estruturação de um modelo de cuidado para a prática sistemática e especializada da enfermagem.