Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
SISTEMA KANBAN COMO TECNOLOGIA DE GESTÃO DO CUIDADO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Maria Amélia Lopes Martins
Autores:
- Maria Larisse Ribeiro da Silva
- Maria Luiza Honorato Leite
- Nathália Vale de Holanda Araújo
- Ana Paula Mangueira Lisboa
- Maria Gabriela Lopes Martins
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O KANBAN é um sistema de gestão visual usado para melhorar os fluxos da assistência, que pode ajudar a otimizar a oferta de leitos, reduzir o valor total da permanência dos pacientes em uma organização hospitalar e melhorar a rotatividade dos leitos. Consiste em painéis digitais com informações sobre o número do quarto e do leito, identificação do paciente com prontuário, data e horário da internação, o tempo em que está no hospital (desde a sua admissão), o tempo médio de internação e as medidas necessárias de cada caso. Cada unidade de internação do hospital possui painel KANBAN eletrônico instalado. O Sistema fornece informações em tempo real para os profissionais das áreas de internação, o que auxilia na gestão da assistência. Nesse contexto, as ferramentas de gestão de enfermagem utilizam tecnologia para auxiliar o trabalho dos enfermeiros gestores. Dessa forma, é possível fazer o gerenciamento correto, promovendo resultados como a redução de custos, melhoria no atendimento e no controle e eficiência dos processos. Objetivo: Relatar a experiência a partir da utilização do Sistema KANBAN na gestão do cuidado em enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência vivenciado por acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, quanto à utilização do KANBAN enquanto tecnologia de gestão do cuidado na assistência de enfermagem durante a disciplina do estágio supervisionado II no período de setembro a dezembro de 2022, em um Hospital Universitário da Paraíba. Resultados: na percepção das acadêmicas de enfermagem, foram identificadas potencialidades quanto à utilização desta ferramenta para gestão da assistência de enfermagem, por permitir acesso a informações atualizadas em tempo real sobre o paciente, o que contribui para atendimento com qualidade para os pacientes, auxilia na organização das demandas, aumenta a agilidade no fluxo de informações e diminui as falhas em relação à perda de dados. Considerações Finais: A partir da experiência das acadêmicas quanto ao uso do KANBAN, essa tecnologia além de auxiliar no trabalho dos enfermeiros, proporcionam uma assistência segura e de qualidade para o paciente.