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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ACOMPANHAR, ACOLHER E HUMANIZAR: A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHANTE HOSPITALAR NO PROCESSO DE CUIDAR
Relatoria:
Joanalice Parente Pimentel Lossio
Autores:
  • Renata Peixoto de Oliveira
  • Kelly Teles Oliveira
  • Cicera Dinoa Gomes de Andrade
  • Virlene Galdino de Freitas
  • Virna Couto Lossio
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Política Nacional de Humanização (PNH) existe para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção à saúde, incentivando as trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários, e necessita de um trabalho em grupo, pois trabalhador, paciente e gestão da unidade devem ter o mesmo pensamento. Para isso é necessário conhecer todo o contexto envolvido no processo de cuidar. O atendimento humanizado em saúde é uma abordagem transversal durante o curso Técnico em Enfermagem, ultrapassa por todas as Unidades Curriculares. Ao correlacionar a PNH com a vivências dos alunos dentro das unidades de saúde, percebeu-se a desmotivação dos acompanhantes, familiares ou não, dos pacientes nas instituições de saúde. OBJETIVO: Relatar a experiência da confecção de uma tecnologia educacional com ênfase na importância do acompanhante. MÉTODO: Estudo descritivo que relata a trajetória da construção de uma tecnologia educativa pelos alunos do curso técnico em Enfermagem voltada para os acompanhantes de pacientes internados em um hospital público na cidade de Barbalha, no interior do Ceará, no período de agosto a outubro de 2022. Para tanto, realizou-se a compreensão do contexto através de pesquisa bibliográfica e identificação das necessidades e requisitos para a elaboração da tecnologia. Em seguida, procedeu-se a prototipagem da tecnologia educacional e a avaliação da usabilidade pelos acompanhantes da referida instituição. RESULTADOS: A tecnologia educativa desenvolvida pelos alunos é um infográfico para ser exposto nas enfermarias hospitalar e nele está descrito os passos para o acompanhante motivado e reforça a importância que este tem para o processo de cuidar e para a recuperação do paciente. CONCLUSÃO: O desenvolvimento da tecnologia educacional mostrou-se relevante na orientação dos acompanhantes e favoreceu com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do curso técnico em enfermagem. Ainda, identificou-se uma grande necessidade de ações educativas voltadas aos acompanhantes de forma a mostrar a importância desse público no processo de recuperação do usuário.