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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
Safety Huddle ferramenta de melhoria em qualidade e gestão: relato de experiência
Relatoria:
Jessica Lucia dos Santos
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: No Brasil, as organizações de saúde estão utilizando cada vez mais práticas de gestão da qualidade. E para que seja implantado um sistema eficaz são necessárias algumas ferramentas para analisar fatos e auxiliar na tomada de decisão. Esses instrumentos são conhecidos como ferramentas da gestão da qualidade. Nesse contexto surge a metodologia intitulada Safety Huddle (SH), também chamada de “reunião de segurança” proposta pelo Institute Healthcare Improvement (IHI). O SH consiste em uma reunião curta, podendo ser realizada no início de cada turno ou dia de trabalho, guiada por um formulário, incluindo itens sobre gerenciamento de leitos, equipes de trabalho, equipamentos, insumos, entre outros. É realizada entre, profissionais de saúde, pessoal administrativo e gestão, ele foi projetado para se concentrar em pacientes que estão em risco e discutir cuidados eficazes. Objetivo: Relatar a experiência sobre a implantação de uma ferramenta para melhoria da Gestão da Qualidade em Saúde em um serviço público. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de abordagem descritivo reflexiva, baseado na atuação do residente de enfermagem durante rodízio curricular no setor de superintendência de enfermagem. Resultados: O SH foi introduzido no serviço através do Projeto do Ministério da Saúde ‘’Lean nas Emergências’’ Executado de forma colaborativa pelo Sírio-Libanês, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências. Com a implementação do SH no serviço verificou-se através da monitorização diária um apontamento do panorama geral dos pacientes, a melhoria da integração, comunicação, e articulação das equipes multiprofissionais, rapidez na resolução dos problemas assistenciais visando o pleno cuidado e segurança de pacientes e profissionais, identificação e resposta mais rápida as dificuldades relacionadas à infraestrutura. A ferramenta permite analisar áreas críticas e gerenciar riscos proativamente. Considerações finais: O SH contribuiu para a melhoria otimização do fluxo de pacientes através da comunicação efetiva entre os profissionais e uma comunicação eficaz entre os setores do hospital o que trouxe resultados positivos para a gestão do cuidado prestado, e um sistema de saúde cada vez mais seguro. Descritores: Gestão em saúde; Gestão da qualidade total; Gestão de risco.