Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
MONITORIA EM ANATOMIA HUMANA E AS HABILIDADES PARA O ESTUDANTE DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Hyoana Lurdes Monteiro da Costa
Autores:
- Sabrina Cristina Barata Alves
- Kalinda Juliana Silva da Silva
- Julieta Rodrigues da Silva
- Mayla Victoria Braz Campelo
- Gabriel Costa da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Desde os primeiros séculos o estudo da anatomia serviu como importante pilar no processo de origem e desenvolvimento de diversas ciências, embasando o estudo e a criação de fundamentos os quais norteiam muitas convenções na contemporaneidade. O monitor de anatomia humana atua como parte importante no processo de ensino e aprendizado acadêmico e desenvolve habilidades e competências importantes para as disciplinas posteriores, tais como aquelas envolvendo habilidades clínicas. OBJETIVOS: Evidenciar a relevância dos atributos adquiridos por meio da atuação como monitor de anatomia humana geral no que compete ao desenvolvimento de habilidades clínicas no âmbito da enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência a partir da vivência de acadêmica no curso de enfermagem como monitora da anatomia humana geral vinculada ao Laboratório de Anatomia Funcional da Universidade Federal do Pará. RESULTADOS: As atividades de caráter obrigatório descritas no plano de trabalho da monitoria estão voltadas ao aprimoramento de conhecimentos técnicos, fortalecimento de novas posturas comportamentais, troca de experiências com outros discentes dos variados cursos da saúde, além de instigar o trabalho em equipe e olhar coletivo para a atuação conjunta dos monitores. Ademais, no que compete ao processo de ensino-aprendizagem, tanto individual para assimilação dos conteúdos anatômicos propostos, quanto coletivo no auxílio aos estudantes de graduação em aulas teóricas e práticas, o monitor trabalha principalmente responsabilidade, autonomia, dicção, oratória e raciocínio crítico devido as correlações anatomoclínicas durante as atividades. Além disso, os conhecimentos adquiridos são vivenciados e contextualizados nas diversas disciplinas da matriz curricular do curso de enfermagem CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência vivenciada como monitora da atividade curricular de anatomia humana geral abrange o aprendizado da linguagem técnica, habilidades relacionadas aos aspectos humanos, destacando-se o trabalho em equipe e desenvolvimento pessoal. Nesse contexto, esses atributos estão intimamente ligados ao bom desempenho do acadêmico de enfermagem e fundamentais para execução futura de suas ocupações laborais.