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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
EXPLORANDO O PAPEL DO ENFERMEIRO DOCENTE DESDE A GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Fernanda Damasceno Silva
Autores:
  • Laura Pereira da Silva Dantas
  • Sonnaly Alexandre Pinto
  • Pedro Bernardino da Costa Júnior
  • Francisco Lucas Cardoso da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O (a) enfermeiro(a) tem papel primordial como educador(a), seja em seu ambiente de trabalho ou enquanto docente na formação de futuros enfermeiros e técnicos de enfermagem. Para tanto, faz-se mister que esse profissional receba, durante sua formação, preparo adequado para a prática da docência, no sentido de construir competências pedagógicas. É o que ocorre no curso de Enfermagem do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que oferece formação nas áreas de bacharelado e licenciatura. Assim, o presente estudo objetiva relatar a experiência de discentes do curso de enfermagem do CAPF/UERN em vivenciar a docência, a partir da ministração de aula em curso técnico de enfermagem, durante o Estágio Curricular Supervisionado III. Metodologia: Assim, trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Resultados: Antes de ministrar a aula, os alunos da turma foram divididos em duplas ou trios, após isso, ocorreu a observação prévia de um dia comum de aula da escola, o que possibilitou uma visão sobre o processo de ensinar, pois foi possível analisar as metodologias que agradavam a turma, quais aspectos era necessário abordar, bem como a profundidade com que se deveria trabalhá-los. Posteriormente, ocorreu a análise da bibliografia, a construção do plano de aula, focado em metodologias ativas e por último, a aula em si. Entre as aulas que foram ministradas pela turma, cabe citar algumas desses momentos, como: A aula de infarto agudo do miocárdio (IAM), crises convulsivas e choque hipovolêmico, onde foi trabalhado a metodologia expositiva dialogada, com uso de questões de concurso e quiz de mitos e verdades para deixar a apresentação mais dinâmica, assim como, a aula de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e obstrução de vias aéreas por objeto estranho (OVACE), que contou com a exposição teórica e simulação realística. Esse processo foi permeado por ansiedade e expectativas, já que há o pensamento de seguir a docência. As metodologias escolhidas foram adequadas, haja vista terem sido bem recebidas pelos alunos, o que ficou evidente pelo feedback dado por eles. Considera-se que o momento foi oportuno para que os estagiários conhecessem os desafios e as maravilhas da prática docente em enfermagem. Considerações finais: Portanto, o adentrar nas salas de aulas oportunizou aos discentes a construção ativa do processo, que partiu desde a construção do plano de aula.