LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE DE PACIENTES DIABÉTICOS
Relatoria:
Anna Alicy Ferreira Menezes e Silva
Autores:
  • Ashlla Joplin Dias de Lima
  • Bruna Neves de Lima
  • Cicera Dionara Leite
  • Sarah Lais da Silva Rocha
  • Leilany Dantas Varela
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Diabetes Mellitus é uma Doença Crônica Não Transmissível (DCNT) associada a vários fatores, dentre eles o nutricional, o psicológico, o conhecimento da patologia e dos seus primeiros sinais. A orientação eficaz ao paciente é imprescindível, uma vez que serão necessárias para compor todo o processo terapêutico, de controle da doença. Visto isso, a educação em saúde é uma estratégia para trabalhar com pacientes diabéticos, promovendo o autocuidado diante da patologia e evolução significativa no tratamento, desencadeando uma melhoria na qualidade de vida e um melhor enfrentamento da doença. Objetiva-se, dessa forma, aplicar tecnologias educativas para trabalhar educação em saúde e promoção de autocuidado de pacientes diabéticos. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de acadêmicas de enfermagem, atuantes na Liga de Enfermagem em Pé Diabético (LAENPE). Essa experiência ocorreu no município de Juazeiro do Norte- CE, em uma unidade de saúde, no período de abril de 2023 a junho de 2023. A intervenção foi dividida em 3 etapas: escuta ativa inicial, seguida das orientações e aplicação de folders. A princípio, as discentes abordavam os pacientes e buscavam compreender as suas possíveis queixas. Em consonância, eram aferidos os sinais vitais e sinalizado ao paciente para o acompanhante dos valores encontrados. Logo em seguida, eram realizadas orientações quanto à importância da alimentação, atividade física e monitorização glicêmica constante, bem como eliminação das fontes de estresse. As tecnologias educacionais aplicadas, dizem respeito a fôlderes que foram produzidos para facilitar o processo de educação em saúde, abordando as temáticas supracitadas. As informações foram baseadas no Consenso Internacional sobre Pé Diabético (IWGDF 2023). Conclui-se, a partir da abordagem realizada, que as tecnologias utilizadas para trabalhar o processo de aprendizado do paciente, portador de Diabetes Mellitus, são imprescindíveis à prática clínica, pois possuem impacto positivo no tratamento. Portanto, utilizar tecnologias na educação em saúde permite uma assistência humanizada, desenvolvendo uma melhoria na qualidade de vida do paciente diabético.