LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA PACIENTES COM PÉ DIABÉTICO: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Relatoria:
Ana Cláudia Evangelista de Lima
Autores:
  • Anna Alicy Ferreira Menezes e Silva
  • Évilla Taylanna Marcelino Cardoso dos Santos
  • Bruna Neves de Lima
  • Leilany Dantas Varela
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica não transmissível, além disso é uma patologia silenciosa. O pé diabético é um das principais causadores de mortalidade e declínio da mobilidade em pacientes idosos, essa complicação apresenta feridas ou úlceras nos membros inferiores dos pacientes, causada na maioria das vezes por problemas vasculares e quando não tratado adequadamente pode levar a amputações de membros inferiores que comprometem a qualidade de vida das pessoas com diabetes, favorecendo assim exclusão da sociedade. Diante da problemática, faz-se necessário trabalhar o autocuidado e a saúde mental de pacientes que enfrentam o processo de tratamento das úlceras para o seu bem-estar e aceitação da nova condição de saúde, além de seguir as intervenções propostas pelo profissional de saúde. O estudo tem como objetivo identificar evidências disponíveis na literatura sobre as tecnologias voltadas para o paciente com pé diabético. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, iniciada a partir da seguinte pergunta-problema: “Quais são as principais evidências disponíveis na literatura sobre as tecnologias voltadas para pacientes diabéticos com complicações nos membros inferiores?” A busca foi realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF, com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Educação em saúde”. “Tecnologia” e “Pé Diabético”, utilizando os operadores booleanos AND e OR. Utilizou-se como critério de inclusão os estudos que são concernentes à temática abordada, dos últimos cinco anos, nos idiomas inglês, espanhol e português, obtendo 66 artigos, após a análise minuciosa foram selecionados 12 artigos para a amostra final. Evidenciou-se que as tecnologias educacionais voltadas para indivíduos com pé diabético são amplas, sendo encontrados aplicativos que abordam o manejo do autocuidado, construção e validação de folders informativos, shorts-films e álbuns seriados. A eficácia dessas tecnologias foi comprovada durante os estudos, sendo indicadas para utilização na prática clínica.Conclui-se que as orientações, em pacientes com pé diabético, são de grande importância, uma vez que o Diabetes Mellitus é uma doença crônica que necessita de cuidados diários e pode acarretar diversas complicações, apresentando um impacto significativo na qualidade de vida e bem-estar do indivíduo. Vale ressaltar que tecnologias que trabalham o processo educativo em paciente com pé diabético, apresentam muitas potencialidades e merecem ser melhor exploradas.