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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
USO DA TÉCNICA JURÍ SIMULADO NO ENSINO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Tereza Natália Bezerra de Lima
Autores:
  • Thais da Silva Oliveira
  • Tereza Ludimila de Castro Cardoso
  • Maria do Socorro Alécio Barbosa
  • Danielle Figueredo Patrício
  • Fátima Maria da Silva Abrão
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A utilização de metodologias ativas favorecem um ambiente de troca de saberes e experiências fundamentais para a construção do conhecimento de maneira reflexiva e crítica, levando em consideração a realidade de todos os envolvidos neste processo. Portanto, o ensino da enfermagem utiliza essas metodologias na criação de um ambiente aberto para discussões, visando promover a participação ativa dos discentes no processo de aprendizagem, estimulando a reflexão crítica, a construção do conhecimento e a aplicação nas práticas dos conceitos teóricos. Objetivo: apresentar a experiência durante o uso da técnica de Júri Simulado na disciplina de Processo de Trabalho em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência a partir do ensino da disciplina de Processo de Trabalho em Enfermagem aos discentes do 1.º Módulo do curso de Enfermagem, no segundo semestre de 2022. Para a relação do trabalho, a turma foi organizada em grupos com mesma quantidade de discentes; preparação de cada grupo com o mesmo ponto de partida o que representa na história da enfermagem com a prática profissional atualmente; posteriormente ocorreu a explicação da operacionalização do júri simulado, definindo os papéis de todos os envolvidos: moderadores (as docentes), três juízes que darão a sentença, três advogados de acusação, três advogados de defesa, sete jurados e os discentes restantes vão compor o plenário e poderão fazer inquisições. E por fim, a apresentação final do trabalho, a qual os discentes evidenciaram o pensamento crítico e reflexivo sobre todos os conceitos teóricos abordados durante o módulo. Resultados: Durante a utilização desta metodologia ativa, foi possível observar inicialmente uma dificuldade pelos discentes em relação a pesquisa sobre o que representa na história da enfermagem com a prática profissional atualmente, por ser um questionamento reflexivo e crítico, requer a necessidade de criar argumentações e uma pesquisa ampla fazendo referência aos conteúdos desenvolvidos na unidade temática. Considerações Finais: Essa técnica emerge como uma estratégia eficaz ao ensino aprendizagem da Enfermagem, proporcionando aos discentes uma experiência prática e realista dos conteúdos teóricos aprendidos durante a disciplina, e favorecendo a construção do conhecimento que permite o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e reflexivo na tomada de decisão, que são habilidades fundamentais para a prática profissional de enfermagem.