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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PROTOCOLO DE SEGURANÇA DO PACIENTE NO PERÍODO PERIOPERATÓRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Sthéfany Oliveira de Sousa
Autores:
  • Marilda da Costa Miranda
  • Ana Vitória Melo André
  • Arielly de Azevedo Candido
  • Arthur da Silva Costa Pedroza
  • Evelen de Sousa Ferreira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Protocolo de Segurança do Paciente foi estabelecido no Brasil a partir das Portarias GM/MS n°1.377/2013 e n°2.095/2013. Desde sua implementação, o mesmo tem sido fundamental para garantir a segurança de pacientes cirúrgicos, pois são diretrizes específicas voltadas à prestação de cuidados, especialmente durante o período perioperatório, sendo importante o seu cumprimento integral para garantir segurança à equipe de saúde e ao paciente. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem frente a aplicação do protocolo de segurança do paciente no período perioperatório em um hospital público da região amazônica. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que ocorreu durante a prática hospitalar de acadêmicos de enfermagem do 5° semestre da Universidade Federal do Pará (UFPA), durante a disciplina de “Enfermagem em Centro Cirúrgico (CC) e Centro de Material Esterilizado”, no período de março a abril de 2023, em um hospital público referência em cardiologia, nefrologia e psiquiatria da região amazônica. Durante a prática, os acadêmicos foram acompanhados pela docente da disciplina e dentro das clínicas, puderam observar a aplicação do protocolo de segurança do paciente pela equipe do hospital. Resultados: Durante o período de prática, os discentes acompanharam cirurgias e conheceram a estrutura do CC, onde a docente e a enfermeira do serviço explicaram como funcionavam as diretrizes voltadas à segurança do paciente. Nesse sentido, foi apresentado o quadro de cirurgia segura, onde foi demonstrado como o mesmo funcionava e ressaltado a importância do seu preenchimento pela equipe de forma correta. Durante o acompanhamento das cirurgias, os acadêmicos perceberam algumas inadequações na realização das etapas presentes no protocolo de segurança do paciente, principalmente no preenchimento do quadro, evidenciando a necessidade de ações de educação permanente com a equipe de enfermagem, tendo em vista que o preenchimento trata-se de uma ação rotineira da categoria. Considerações finais: Destarte, a experiência proporcionou uma oportunidade única de aprendizado, pois permitiu que os acadêmicos tivessem uma visão mais ampla sobre o papel do enfermeiro dentro do CC. Além disso, a troca de conhecimento entre os discentes e a equipe do local foi um momento enriquecedor, tendo em vista que contribuiu para que os alunos se sentissem preparados e conscientes da importância do trabalho realizado pela enfermagem.