Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ENSINO-APRENDIZAGEM DAS COMPETÊNCIAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA: PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE E
Relatoria:
Vanessa Silva Gaspar
Autores:
- Emanuelly Vieira Pereira
- Ana Lourdes de Freitas Almeida
- Isadora Gomes Mendes
- Ana Virgínia de Melo Fialho
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Promover a saúde sexual e reprodutiva constitui ação prioritária na Atenção Primária à saúde, o que requer o desenvolvimento de habilidades teórico-práticas durante a formação do/a enfermeiro/a com vistas à integralidade do cuidado Objetivo: Identificar a percepção de ensino-aprendizagem de acadêmicos de enfermagem acerca das competências para promoção da Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva (SSSR). Método: Estudo exploratório, documental com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 25 acadêmicos da graduação em Enfermagem matriculados no 10º semestre vinculados a três universidades públicas estaduais cearenses. A coleta de dados ocorreu de março a abril de 2022 sendo utilizado entrevista semiestruturada e formulário. Os dados foram submetidos a análise léxica, de conteúdo e processamento no IRAMUTEQ, e apresentados em figuras e categorias temáticas. Resultados: Obteve-se duas categorias temáticas: Percepção do ensino aprendizagem às competências para a promoção da saúde no contexto da SSSR; Fatores positivos e negativos no processo de ensino aprendizagem em relação às competências para a promoção da SSSR. Identificou-se fragilidades no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos com ausência e/ou redução do ensino em SSSR na grade curricular apontando-se este com o enfoque em saúde reprodutiva. Considerações Finais: Há necessidade de ampliar o ensino-aprendizagem das competências da saúde sexual e reprodutiva com vistas a preparar os discentes e contribuir para a integralidade do cuidado em saúde sexual e reprodutiva na Atenção Primária à Saúde.