Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO PROCESSO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM LESÃO POR PRESSÃO
Relatoria:
Adriana Aparecida Paz
Autores:
- Nicole Hertzog Rodrigues
- Paula Carolina de Jesus
- Lethicia Monteiro Apratto
- Daiane Freitas de Oliveira
- Luccas Melo de Souza
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Introdução: Atualmente, as lesões por pressão são um dos principais problemas de saúde pública. Estudos sobre lesão por pressão apontam a premência de propostas de ações educativas para enfermeiros. Objetivo: Construir e avaliar um curso de formação profissional para o aprimoramento das competências de enfermeiros na elaboração do processo de enfermagem do paciente com lesão por pressão. Metodologia: Estudo metodológico constituído por três fases do modelo ADDIE: análise, desenho e desenvolvimento. Na fase 1, realizaram-se uma revisão integrativa e estudo transversal para análise da demanda do curso com enfermeiros assistenciais. Na fase 2, elaborou-se o desenho do curso com planos de ação pedagógicos. Já na fase 3, foram criados os storyboards e a avaliação doa materiais didáticos do curso por Comitê de Especialistas. O estudo foi aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa (nº 5.040.968/2021 e 5.186.245/2021) da instituição de ensino e hospitalar, respectivamente. Resultados: A produção intelectual resultou em quatro artigos científicos, sendo um publicado e três em apreciação às revistas. A produção técnica configurou-se em 17 produtos técnicos, sendo o principal produto o material didático do curso de formação profissional sustentado por 16 subprodutos na modalidade de materiais pedagógicos e didáticos: três planos de ação pedagógicos; seis storyboards; seis recursos educativos em formato de vídeo; e uma playlist na plataforma YouTube. Os planos de ação pedagógicos e storyboards foram avaliados por dois Comitê de Especialistas, em tempo distinto, a fim de alcançar a proporção de conteúdo adequado de 0,68 versus 0,91 (p<0,05). Considerações finais: O curso foi avaliado rigorosamente por especialistas e apresenta qualidade técnico-científica e especializada para a oferta online aos enfermeiros. O impacto do curso é a produção e disseminação do conhecimento e do aprimoramento das competências do enfermeiro no cuidado ao paciente em risco e/ou com lesão por pressão. Espera-se a implementação da tecnologia educativa, subsidie o desenvolvimento do processo de enfermagem e melhorar a qualidade dos registros eletrônicos assistenciais, transformando a prática profissional e melhorando a qualidade assistencial, ou seja, redução da incidência das lesões por pressão e otimização na prescrição de enfermagem em relação ao tratamento, quando existentes.